ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA DE ESTUDANTES AEE NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO EM NATAL/RN
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111547 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3778 "inscrito_id" => 1545 "titulo" => "ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA DE ESTUDANTES AEE NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO EM NATAL/RN" "resumo" => "O estudo sobre a Educação Inclusiva perpassa pela dimensão teórica e pelo diálogo desta na prática. Um docente eticamente comprometido precisa estar atento ao que acontece na sociedade para mediar e ressignificar os valores que permeiam o cotidiano dos estudantes. O presente artigo teve o objetivo de analisar como a legislação que trata de estudantes com deficiências e necessidades educativas específicas vêm sendo aplicada no cotidiano escolar. O estudo de caso foi realizado em uma Escola Estadual do Rio Grande do Norte. Em 2024 a quantidade de estudantes AEE matriculados foi de 72 estudantes. Destes, 35 eram estudantes que apresentavam Deficiência Intelectual, 27 Transtorno do Espectro Autista (TEA) e 10 Deficiência Física. Ao realizar a pesquisa verificou-se que o número de matrículas cresceu entre 2023 e 2024, ocorrendo um aumento de 70 para 98 estudantes. O Sistema Integrado de Gestão da Educação, apresenta a matrícula de 98 estudantes, no entanto na secretaria da própria escola consta 72 estudantes esta discrepância atrela-se aos fatores: as matrículas online podem ter influenciado que alguns responsáveis tenham preenchido o formulário de forma equivocada, a SEEC contabiliza a cada estudante AEE com duas matrículas e ainda o software contar o mesmo estudante duas vezes quando há no laudo deficiências mútuas. Apesar da discrepância, a escola vem contribuindo para o objetivo da Política Nacional ocorrendo as matrículas e o estudante vem sendo inserido em sala de aula. No entanto, o Governo do RN não enviou quantidade suficiente de profissionais, a escola dispõe de 08 profissionais quando deveria ter 14 profissionais. Conclui-se que a Escola tem aplicado os princípios e propostas da legislação sobre Educação Inclusiva, tornado a escola polo de referência, no entanto, faltam algumas prerrogativas Estaduais: melhorar a infraestrutura da escola e disponibilizar mais profissionais para o atendimento em sala de recursos funcionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID1545_TB3778_12052024205433.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KATARINA NASCIMENTO DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "katarina" "autor_email" => "anaazevedo1148@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111547 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3778 "inscrito_id" => 1545 "titulo" => "ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA DE ESTUDANTES AEE NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO EM NATAL/RN" "resumo" => "O estudo sobre a Educação Inclusiva perpassa pela dimensão teórica e pelo diálogo desta na prática. Um docente eticamente comprometido precisa estar atento ao que acontece na sociedade para mediar e ressignificar os valores que permeiam o cotidiano dos estudantes. O presente artigo teve o objetivo de analisar como a legislação que trata de estudantes com deficiências e necessidades educativas específicas vêm sendo aplicada no cotidiano escolar. O estudo de caso foi realizado em uma Escola Estadual do Rio Grande do Norte. Em 2024 a quantidade de estudantes AEE matriculados foi de 72 estudantes. Destes, 35 eram estudantes que apresentavam Deficiência Intelectual, 27 Transtorno do Espectro Autista (TEA) e 10 Deficiência Física. Ao realizar a pesquisa verificou-se que o número de matrículas cresceu entre 2023 e 2024, ocorrendo um aumento de 70 para 98 estudantes. O Sistema Integrado de Gestão da Educação, apresenta a matrícula de 98 estudantes, no entanto na secretaria da própria escola consta 72 estudantes esta discrepância atrela-se aos fatores: as matrículas online podem ter influenciado que alguns responsáveis tenham preenchido o formulário de forma equivocada, a SEEC contabiliza a cada estudante AEE com duas matrículas e ainda o software contar o mesmo estudante duas vezes quando há no laudo deficiências mútuas. Apesar da discrepância, a escola vem contribuindo para o objetivo da Política Nacional ocorrendo as matrículas e o estudante vem sendo inserido em sala de aula. No entanto, o Governo do RN não enviou quantidade suficiente de profissionais, a escola dispõe de 08 profissionais quando deveria ter 14 profissionais. Conclui-se que a Escola tem aplicado os princípios e propostas da legislação sobre Educação Inclusiva, tornado a escola polo de referência, no entanto, faltam algumas prerrogativas Estaduais: melhorar a infraestrutura da escola e disponibilizar mais profissionais para o atendimento em sala de recursos funcionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID1545_TB3778_12052024205433.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KATARINA NASCIMENTO DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "katarina" "autor_email" => "anaazevedo1148@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }