MUSICALIZAÇÃO NA ESCOLINHA DE BATERIA DA TORCIDA UNIFORMIZADA DO FORTALEZA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114026 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7332 "inscrito_id" => 14551 "titulo" => "MUSICALIZAÇÃO NA ESCOLINHA DE BATERIA DA TORCIDA UNIFORMIZADA DO FORTALEZA" "resumo" => "A Bateria Nota 10, grupo percussivo da TUF, surgiu junto à entidade em 1991 e teve sua primeira escolinha em 2016. Inicialmente, a seleção era informal, feita nas arquibancadas durante os jogos. As primeiras seleções formais começaram em 2016, resultando em uma escolinha com 43 participantes, dos quais 9 foram incorporados à Bateria após três meses de treinamento. A Bateria da TUF exigia mais que habilidades rítmicas, valorizando também o engajamento com a torcida e participação nas caravanas. Em 2018, a Escolinha BN10 começou com 13 integrantes. A Bateria possuía 34 instrumentos, mas apenas 12 componentes ativos devido às diversas responsabilidades e dificuldades de manter a participação contínua. O estudo também revelou a influência da Bateria na vida pessoal dos integrantes, destacando a dedicação e os laços afetivos criados, como ilustrado ao longo do artigo. A Bateria tornou-se parte integrante da identidade dos seus ritmistas, evidenciando a importância da musicalização na formação social e pessoal dentro da torcida organizada. O presente artigo aborda as experiências formativas na Bateria da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) em 2018. Mergulhamos como antropólogo, no dever pedagógico de compartilhar conhecimentos, questionamentos e métodos. Percebemos a Escolinha da Bateria Nota 10, como uma ferramenta criada para formação musical dos integrantes. A metodologia qualitativa de pesquisa empregada nesta investigação constituiu-se em um composto de abordagens e visões epistemológicas que conduziram o nosso fazer-pesquisador. Elas potencializaram o fazer-musical e incentivaram o fazer-educativo. Abordagens da etnografia, da pesquisa-ação, do estudo de caso e da história de vida e formação nos possibilitaram refletir sobre como se deu o processo de formação humana e musical na Escolinha da Bateria Nota 10 – BN 10, da Torcida Uniformizada do Fortaleza – TUF, durante o ano de 2018." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14551_TB7332_16102024193319.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAONI OLIVEIRA MARQUES" "autor_nome_curto" => "RAONI" "autor_email" => "raoniomarques91@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114026 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7332 "inscrito_id" => 14551 "titulo" => "MUSICALIZAÇÃO NA ESCOLINHA DE BATERIA DA TORCIDA UNIFORMIZADA DO FORTALEZA" "resumo" => "A Bateria Nota 10, grupo percussivo da TUF, surgiu junto à entidade em 1991 e teve sua primeira escolinha em 2016. Inicialmente, a seleção era informal, feita nas arquibancadas durante os jogos. As primeiras seleções formais começaram em 2016, resultando em uma escolinha com 43 participantes, dos quais 9 foram incorporados à Bateria após três meses de treinamento. A Bateria da TUF exigia mais que habilidades rítmicas, valorizando também o engajamento com a torcida e participação nas caravanas. Em 2018, a Escolinha BN10 começou com 13 integrantes. A Bateria possuía 34 instrumentos, mas apenas 12 componentes ativos devido às diversas responsabilidades e dificuldades de manter a participação contínua. O estudo também revelou a influência da Bateria na vida pessoal dos integrantes, destacando a dedicação e os laços afetivos criados, como ilustrado ao longo do artigo. A Bateria tornou-se parte integrante da identidade dos seus ritmistas, evidenciando a importância da musicalização na formação social e pessoal dentro da torcida organizada. O presente artigo aborda as experiências formativas na Bateria da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) em 2018. Mergulhamos como antropólogo, no dever pedagógico de compartilhar conhecimentos, questionamentos e métodos. Percebemos a Escolinha da Bateria Nota 10, como uma ferramenta criada para formação musical dos integrantes. A metodologia qualitativa de pesquisa empregada nesta investigação constituiu-se em um composto de abordagens e visões epistemológicas que conduziram o nosso fazer-pesquisador. Elas potencializaram o fazer-musical e incentivaram o fazer-educativo. Abordagens da etnografia, da pesquisa-ação, do estudo de caso e da história de vida e formação nos possibilitaram refletir sobre como se deu o processo de formação humana e musical na Escolinha da Bateria Nota 10 – BN 10, da Torcida Uniformizada do Fortaleza – TUF, durante o ano de 2018." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14551_TB7332_16102024193319.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAONI OLIVEIRA MARQUES" "autor_nome_curto" => "RAONI" "autor_email" => "raoniomarques91@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }