O objetivo deste trabalho é falar sobre a criação de uma Oficina de Leitura e Escrita para alunos de um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA – Rede CECIERJ) do estado do Rio de Janeiro com dificuldades de aprendizagem. A proposta é resultado de observações iniciadas pela coordenadora pedagógica, em fevereiro de 2024, durante conversas, no corredor e na cantina, com jovens em distorção idade-série e adultos distantes da escola há muitos anos. As observações se estenderam para os momentos de palestras realizadas nas Semanas Temáticas (fevereiro a maio/24) propostas no calendário letivo, as quais concederam bonificações aos alunos mediante participação: dispensa em fascículos/conteúdos. Após esses eventos, conversas com docentes da área de exatas, preocupados com as bonificações sem que dificuldades tenham sido sanadas, reiteraram a necessidade, já comentada pela Diretora, de a escola encontrar um meio de ajudar os alunos. A culminância das observações aconteceu em maio, durante o Provão para certificação, quando, como aplicadora em uma turma e ao ser solicitada por alguns alunos para auxiliá-los no entendimento de alguns enunciados e da proposta de redação, a coordenadora constatou estar em leitura/interpretação, bem como em escrita, o problema para resolver questões das diferentes disciplinas. Naquele momento ela convidou-os para a Oficina, que recebe homens e mulheres dos segmentos fundamental e médio. A experiência confirma a existência de alunos com dificuldades de aprendizagem, a urgência de a escola ampliar a oferta da Oficina e envolver os professores, a fim de que os alunos inscritos possam receber a devida atenção e outros possam se inscrever. Ministrada pela coordenadora, a Oficina acontece uma vez por semana, tem duração de uma hora e está se formando como um espaço de diferentes práticas para diferentes sujeitos.