INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS: A TRAJETÓRIA E O PRINCÍPIO DE UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE-CE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112811 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5594 "inscrito_id" => 12724 "titulo" => "INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS: A TRAJETÓRIA E O PRINCÍPIO DE UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE-CE" "resumo" => "A partir da compreensão em torno da necessidade de se conhecer e entender a eficiência dos processos educacionais nos quais pessoas com deficiência estão inseridas, bem como os aspectos históricos que permeiam as ações inclusivas dentro da escola e os impactos que estes fatores causam nos alunos, especificamente alunos surdos, surge o objetivo desse estudo, compreender como esses alunos foram e estão sendo incluídos dentro do processo educacional. Partimos do ponto de mostrar a compreensão em torno do fato de que só há inclusão de surdos se houver a priorização de sua primeira língua, a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Além disso, buscamos trazer de forma crítica que, uma educação inclusiva só ocorre em observância e respeito dos aspectos identitários e culturais dos sujeitos, neste caso, dos surdos e seus anseios. O estudo traz uma abordagem histórica de como a inclusão de alunos surdos foi construída e os caminhos percorridos por esses sujeitos na construção de uma política inclusiva na cidade de Juazeiro do Norte-Ce. O estudo foi realizado através de uma pesquisa documental, da qual se objetivou conhecer a trajetória da inclusão de surdos e uma pesquisa bibliográfica que nos traz um aporte teórico para compreendermos como deve se dá a inclusão de pessoas surdas, bem como a importância de reconhecermos o outro através da diferença. Vimos que a comunidade surda e a população juazeirense têm alcançado grandes conquista, porém ainda temos muitos desafios a serem superados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12724_TB5594_27102024105711.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA PAULINO CAZÉ" "autor_nome_curto" => "LARA" "autor_email" => "larapaulinocaze@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112811 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5594 "inscrito_id" => 12724 "titulo" => "INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS: A TRAJETÓRIA E O PRINCÍPIO DE UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE-CE" "resumo" => "A partir da compreensão em torno da necessidade de se conhecer e entender a eficiência dos processos educacionais nos quais pessoas com deficiência estão inseridas, bem como os aspectos históricos que permeiam as ações inclusivas dentro da escola e os impactos que estes fatores causam nos alunos, especificamente alunos surdos, surge o objetivo desse estudo, compreender como esses alunos foram e estão sendo incluídos dentro do processo educacional. Partimos do ponto de mostrar a compreensão em torno do fato de que só há inclusão de surdos se houver a priorização de sua primeira língua, a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Além disso, buscamos trazer de forma crítica que, uma educação inclusiva só ocorre em observância e respeito dos aspectos identitários e culturais dos sujeitos, neste caso, dos surdos e seus anseios. O estudo traz uma abordagem histórica de como a inclusão de alunos surdos foi construída e os caminhos percorridos por esses sujeitos na construção de uma política inclusiva na cidade de Juazeiro do Norte-Ce. O estudo foi realizado através de uma pesquisa documental, da qual se objetivou conhecer a trajetória da inclusão de surdos e uma pesquisa bibliográfica que nos traz um aporte teórico para compreendermos como deve se dá a inclusão de pessoas surdas, bem como a importância de reconhecermos o outro através da diferença. Vimos que a comunidade surda e a população juazeirense têm alcançado grandes conquista, porém ainda temos muitos desafios a serem superados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12724_TB5594_27102024105711.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA PAULINO CAZÉ" "autor_nome_curto" => "LARA" "autor_email" => "larapaulinocaze@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }