Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O ENSINO DE LIBRAS COMO L1 POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO CENTRO ESTADUAL DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES E ATENDIMENTO AO SURDO DE MOSSORÓ-RN

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 15 - Ensino de línguas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112237
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4787
    "inscrito_id" => 14048
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O ENSINO DE LIBRAS COMO L1 POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO CENTRO ESTADUAL DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES E ATENDIMENTO AO SURDO DE MOSSORÓ-RN"
    "resumo" => "A temática desta pesquisa foca no ensino de Libras como L1, na oportunidade do estágio supervisionado que aconteceu no CAS - Centro Estadual De Capacitação De Educadores e Atendimento Ao Surdo, de Mossoró-RN, focando na construção de sequências didáticas que transformam as aulas de Libras em momentos lúdicos de aprendizagens significativas. Tem-se como objetivo refletir acerca dos processos de ensino e aprendizagem acontecidos durante o estágio supervisionado de ensino de Libras como L1. Para alcançá-lo, o percurso metodológico desta pesquisa qualitativa se dá pelos procedimentos técnicos de uma pesquisa participante (GIL, 2008). Inicialmente observando as aulas de ensino de Libras como L1, acontecidas no CAS e registrando todas as impressões de atividades acontecidas; em seguida, ministrar aulas como estagiário, oportunizando a experiência de ensino propondo situações de aprendizagens para alunos surdos, por meio de sequências didáticas. Ancora-se teoricamente, sobre o ensino de Libras, Quadros (2003, 2004), Gesser (2010), e os parâmetros legais que garantem o direito à educação; e sobre os benefícios do trabalho com sequência didática tem-se Dolz e schneuwly (2004). Foi possível participar ativamente de dez aulas ministradas por professores surdos, dentre as muitas atividades que o CAS desenvolve e colaborar com a elaboração de sequências didáticas efetivas, planejadas junto com os professores, em acordo com os conteúdos programáticos e com práticas de ensino próprio para alunos surdos, ao final do processo avaliar junto com os professores orientadores se aquela aula foi uma aula dinâmica, perceber os pontos positivos e negativos, se foi uma aula que os alunos aprenderam, e ainda, se os estagiários enquanto professores em formação garantem que o processo de ensino aprendizagem de Libras estava acontecendo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14048_TB4787_17102024104835.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NELSON AUGUSTO DE MORAIS NETO"
    "autor_nome_curto" => "NELSON AUGUSTO"
    "autor_email" => "nelsoneto18@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112237
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4787
    "inscrito_id" => 14048
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O ENSINO DE LIBRAS COMO L1 POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO CENTRO ESTADUAL DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES E ATENDIMENTO AO SURDO DE MOSSORÓ-RN"
    "resumo" => "A temática desta pesquisa foca no ensino de Libras como L1, na oportunidade do estágio supervisionado que aconteceu no CAS - Centro Estadual De Capacitação De Educadores e Atendimento Ao Surdo, de Mossoró-RN, focando na construção de sequências didáticas que transformam as aulas de Libras em momentos lúdicos de aprendizagens significativas. Tem-se como objetivo refletir acerca dos processos de ensino e aprendizagem acontecidos durante o estágio supervisionado de ensino de Libras como L1. Para alcançá-lo, o percurso metodológico desta pesquisa qualitativa se dá pelos procedimentos técnicos de uma pesquisa participante (GIL, 2008). Inicialmente observando as aulas de ensino de Libras como L1, acontecidas no CAS e registrando todas as impressões de atividades acontecidas; em seguida, ministrar aulas como estagiário, oportunizando a experiência de ensino propondo situações de aprendizagens para alunos surdos, por meio de sequências didáticas. Ancora-se teoricamente, sobre o ensino de Libras, Quadros (2003, 2004), Gesser (2010), e os parâmetros legais que garantem o direito à educação; e sobre os benefícios do trabalho com sequência didática tem-se Dolz e schneuwly (2004). Foi possível participar ativamente de dez aulas ministradas por professores surdos, dentre as muitas atividades que o CAS desenvolve e colaborar com a elaboração de sequências didáticas efetivas, planejadas junto com os professores, em acordo com os conteúdos programáticos e com práticas de ensino próprio para alunos surdos, ao final do processo avaliar junto com os professores orientadores se aquela aula foi uma aula dinâmica, perceber os pontos positivos e negativos, se foi uma aula que os alunos aprenderam, e ainda, se os estagiários enquanto professores em formação garantem que o processo de ensino aprendizagem de Libras estava acontecendo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14048_TB4787_17102024104835.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NELSON AUGUSTO DE MORAIS NETO"
    "autor_nome_curto" => "NELSON AUGUSTO"
    "autor_email" => "nelsoneto18@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A temática desta pesquisa foca no ensino de Libras como L1, na oportunidade do estágio supervisionado que aconteceu no CAS - Centro Estadual De Capacitação De Educadores e Atendimento Ao Surdo, de Mossoró-RN, focando na construção de sequências didáticas que transformam as aulas de Libras em momentos lúdicos de aprendizagens significativas. Tem-se como objetivo refletir acerca dos processos de ensino e aprendizagem acontecidos durante o estágio supervisionado de ensino de Libras como L1. Para alcançá-lo, o percurso metodológico desta pesquisa qualitativa se dá pelos procedimentos técnicos de uma pesquisa participante (GIL, 2008). Inicialmente observando as aulas de ensino de Libras como L1, acontecidas no CAS e registrando todas as impressões de atividades acontecidas; em seguida, ministrar aulas como estagiário, oportunizando a experiência de ensino propondo situações de aprendizagens para alunos surdos, por meio de sequências didáticas. Ancora-se teoricamente, sobre o ensino de Libras, Quadros (2003, 2004), Gesser (2010), e os parâmetros legais que garantem o direito à educação; e sobre os benefícios do trabalho com sequência didática tem-se Dolz e schneuwly (2004). Foi possível participar ativamente de dez aulas ministradas por professores surdos, dentre as muitas atividades que o CAS desenvolve e colaborar com a elaboração de sequências didáticas efetivas, planejadas junto com os professores, em acordo com os conteúdos programáticos e com práticas de ensino próprio para alunos surdos, ao final do processo avaliar junto com os professores orientadores se aquela aula foi uma aula dinâmica, perceber os pontos positivos e negativos, se foi uma aula que os alunos aprenderam, e ainda, se os estagiários enquanto professores em formação garantem que o processo de ensino aprendizagem de Libras estava acontecendo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.