O presente resumo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por bebês e crianças de uma Creche Municipal do município de Caucaia-Ce, partindo das vivências do Projeto Ler e Contar é só começar! Produzido pelas professoras do Infantil I B e III C com o intuito de criar um ambiente colaborativo de aprendizagem entre pais e filhos por meio da leitura de livros infantis em família. O estudo teve como público alvo os bebês do Infantil I B e as crianças do Infantil III A e C. A proposta se deu a partir do envio de sacolas contendo livros escolhidos pelas crianças, junto com o mascote do Projeto, para que pudessem ser levados para casa e lidos em família. Essa ação visou incentivar a responsabilidade com o material, a autonomia e o protagonismo infantil, fortalecendo os laços entre família e Escola. Incentivamos também o registro das vivências leitoras por parte das crianças tanto no ambiente familiar quanto na creche e a criação de espaços acolhedores para os momentos de leitura em família e na instituição. O Projeto teve duração de quatro meses, ocorrendo de agosto a novembro de 2023. Como culminância foi confeccionado um painel com fotos das vivências leitoras em família e dos registros gráficos das histórias, evidenciando os resultados e o engajamento das famílias na iniciativa. Ressaltamos a importância da leitura e contação de histórias no desenvolvimento integral dos bebês e crianças, contribuindo para a criatividade, a imaginação, a formação de vínculos, a interpretação das ilustrações, o desenvolvimento da oralidade e o fortalecimento das relações entre crianças e famílias. Concluímos que é de suma importância oportunizar o desenvolvimento do hábito e o comportamento leitor de forma lúdica para os bebês e crianças favorecendo assim o contato com os livros e a criação de memórias afetivas em família.