Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM FAMÍLIA ATRAVÉS DO PROJETO: LER E CONTAR É SÓ COMEÇAR!

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109144
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 407
    "inscrito_id" => 2426
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM FAMÍLIA ATRAVÉS DO PROJETO: LER E CONTAR É SÓ COMEÇAR!"
    "resumo" => "O presente resumo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por bebês e crianças de uma Creche Municipal do município de Caucaia-Ce, partindo das vivências do Projeto Ler e Contar é só começar! Produzido pelas professoras do Infantil I B e III C com o intuito de criar um ambiente colaborativo de aprendizagem entre pais e filhos por meio da leitura de livros infantis em família. O estudo teve como público alvo os bebês do Infantil I B e as crianças do Infantil III A e C. A proposta se deu a partir do envio de sacolas contendo livros escolhidos pelas crianças, junto com o mascote do Projeto, para que pudessem ser levados para casa e lidos em família. Essa ação visou incentivar a responsabilidade com o material, a autonomia e o protagonismo infantil, fortalecendo os laços entre família e Escola. Incentivamos também o registro das vivências leitoras por parte das crianças tanto no ambiente familiar quanto na creche e a criação de espaços acolhedores para os momentos de leitura em família e na instituição. O Projeto teve duração de quatro meses, ocorrendo de agosto a novembro de 2023. Como culminância foi confeccionado um painel com fotos das vivências leitoras em família e dos registros gráficos das histórias, evidenciando os resultados e o engajamento das famílias na iniciativa. Ressaltamos a importância da leitura e contação de histórias no desenvolvimento integral dos bebês e crianças, contribuindo para a criatividade, a imaginação, a formação de vínculos, a interpretação das ilustrações, o desenvolvimento da oralidade e o fortalecimento das relações entre crianças e famílias. Concluímos que é de suma importância oportunizar o desenvolvimento do hábito e o comportamento leitor de forma lúdica para os bebês e crianças favorecendo assim o contato com os livros e a criação de memórias afetivas em família."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2426_TB407_25022024182925.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIÂNIA LIMA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "TATIÂNIA"
    "autor_email" => "tatianialima@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109144
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 407
    "inscrito_id" => 2426
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM FAMÍLIA ATRAVÉS DO PROJETO: LER E CONTAR É SÓ COMEÇAR!"
    "resumo" => "O presente resumo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por bebês e crianças de uma Creche Municipal do município de Caucaia-Ce, partindo das vivências do Projeto Ler e Contar é só começar! Produzido pelas professoras do Infantil I B e III C com o intuito de criar um ambiente colaborativo de aprendizagem entre pais e filhos por meio da leitura de livros infantis em família. O estudo teve como público alvo os bebês do Infantil I B e as crianças do Infantil III A e C. A proposta se deu a partir do envio de sacolas contendo livros escolhidos pelas crianças, junto com o mascote do Projeto, para que pudessem ser levados para casa e lidos em família. Essa ação visou incentivar a responsabilidade com o material, a autonomia e o protagonismo infantil, fortalecendo os laços entre família e Escola. Incentivamos também o registro das vivências leitoras por parte das crianças tanto no ambiente familiar quanto na creche e a criação de espaços acolhedores para os momentos de leitura em família e na instituição. O Projeto teve duração de quatro meses, ocorrendo de agosto a novembro de 2023. Como culminância foi confeccionado um painel com fotos das vivências leitoras em família e dos registros gráficos das histórias, evidenciando os resultados e o engajamento das famílias na iniciativa. Ressaltamos a importância da leitura e contação de histórias no desenvolvimento integral dos bebês e crianças, contribuindo para a criatividade, a imaginação, a formação de vínculos, a interpretação das ilustrações, o desenvolvimento da oralidade e o fortalecimento das relações entre crianças e famílias. Concluímos que é de suma importância oportunizar o desenvolvimento do hábito e o comportamento leitor de forma lúdica para os bebês e crianças favorecendo assim o contato com os livros e a criação de memórias afetivas em família."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2426_TB407_25022024182925.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIÂNIA LIMA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "TATIÂNIA"
    "autor_email" => "tatianialima@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente resumo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por bebês e crianças de uma Creche Municipal do município de Caucaia-Ce, partindo das vivências do Projeto Ler e Contar é só começar! Produzido pelas professoras do Infantil I B e III C com o intuito de criar um ambiente colaborativo de aprendizagem entre pais e filhos por meio da leitura de livros infantis em família. O estudo teve como público alvo os bebês do Infantil I B e as crianças do Infantil III A e C. A proposta se deu a partir do envio de sacolas contendo livros escolhidos pelas crianças, junto com o mascote do Projeto, para que pudessem ser levados para casa e lidos em família. Essa ação visou incentivar a responsabilidade com o material, a autonomia e o protagonismo infantil, fortalecendo os laços entre família e Escola. Incentivamos também o registro das vivências leitoras por parte das crianças tanto no ambiente familiar quanto na creche e a criação de espaços acolhedores para os momentos de leitura em família e na instituição. O Projeto teve duração de quatro meses, ocorrendo de agosto a novembro de 2023. Como culminância foi confeccionado um painel com fotos das vivências leitoras em família e dos registros gráficos das histórias, evidenciando os resultados e o engajamento das famílias na iniciativa. Ressaltamos a importância da leitura e contação de histórias no desenvolvimento integral dos bebês e crianças, contribuindo para a criatividade, a imaginação, a formação de vínculos, a interpretação das ilustrações, o desenvolvimento da oralidade e o fortalecimento das relações entre crianças e famílias. Concluímos que é de suma importância oportunizar o desenvolvimento do hábito e o comportamento leitor de forma lúdica para os bebês e crianças favorecendo assim o contato com os livros e a criação de memórias afetivas em família.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.