A Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI) é uma modalidade de ensino amparada por lei e voltada para pessoas que não tiveram, por algum motivo, acesso ao ensino regular na idade apropriada. Ela é inserida nas políticas educacionais nacionais e visa assegurar as pessoas jovens, adultas e idosas o direito à educação, considerando as especificidades do seu tempo humano, consoantes com seus conhecimentos e experiências adquiridas ao longo da sua existência. Este artigo tem como objeto de estudo a EPJAI na cidade de Aiquara-Bahia e traz como questão norteadora: quais os desafios enfrentados pela EPJAI no município de Aiquara? Nessa perspectiva, o estudo tem como objetivo geral, compartilhar o cenário vivenciado pela EPJAI no município e como objetivo específico apresentar as reflexões e ações desenvolvidas no âmbito municipal para enfrentamentos dos desafios apresentados por essa modalidade de ensino. Metodologicamente nos fundamentamos na pesquisa documental segundo (Lüdke e André, 1986) e numa pesquisa bibliográfica em autores que debatem sobre a temática. A primeira seção versa sobre a Trajetória da EPJAI no Brasil bem como os Princípios, Função e Público-alvo. A segunda parte aborda a discussão sobre EPJAI no município de Aiquara-Bahia: Base legal, Concepção curricular e os Desafios, Reflexões e Conquistas Esse trabalho se fundamenta nos documentos oficiais da Educação nacional como a LDB 9.94/96, na Diretrizes Curriculares Nacionais da EPJAI e nos autores (Moacir Gadotti, 2008; Miguel Arroyo, 2014; Freire, 2018). A Educação de Jovens e Adultos ainda tem um caminho a percorrer para que se efetive como uma educação permanente a serviço do pleno desenvolvimento do educando.