POTENCIALIZANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PAPEL DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NOAPRENDIZADO DE ALUNO SURDOS
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Essa estatística evidencia a necessidade premente de ampliar os estudos voltados para a inclusão de surdos no contexto educacional. É imprescindível compreender e aprimorar as políticas educacionais a fim de desenvolver estratégias de ensino adequadas às necessidades específicas da comunidade surda. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é explorar e destacar os recursos tecnológicos existentes como ferramentas pedagógicas que beneficiam o processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos do Ensino Fundamental I. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica utilizando fontes como o portal periódico da CAPES, Scielo, Google Acadêmico, Qedu e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Destacam-se os benefícios do uso das tecnologias em sala de aula para a inclusão de alunos surdos, tais como: acesso a informações diversificadas, desenvolvimento de habilidades digitais, personalização da aprendizagem, inclusão social e preparação para o mundo profissional. Além disso, ressalta-se que é fundamental ampliar a divulgação desses recursos para que os profissionais da educação tenham conhecimento sobre sua eficácia como ferramentas pedagógicas na promoção da inclusão educacional e social desses indivíduos. Ao fomentar o engajamento e a motivação para a aprendizagem significativa, o reconhecimento e a adoção desses recursos contribuem consideravelmente para uma educação mais inclusiva e igualitária para todos, independentemente de suas necessidades individuais. Com isso, espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para o avanço de estudos adicionais, reflexões e discussões sobre o assunto, visando aprimorar o ensino oferecido aos surdos e melhorar as condições de trabalho dos profissionais da educação." 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