De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2021, aproximadamente 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo apresentam algum grau de surdez, sendo que uma parcela significativa desse contingente utiliza a Língua de Sinais como principal meio de comunicação. Essa estatística evidencia a necessidade premente de ampliar os estudos voltados para a inclusão de surdos no contexto educacional. É imprescindível compreender e aprimorar as políticas educacionais a fim de desenvolver estratégias de ensino adequadas às necessidades específicas da comunidade surda. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é explorar e destacar os recursos tecnológicos existentes como ferramentas pedagógicas que beneficiam o processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos do Ensino Fundamental I. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica utilizando fontes como o portal periódico da CAPES, Scielo, Google Acadêmico, Qedu e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Destacam-se os benefícios do uso das tecnologias em sala de aula para a inclusão de alunos surdos, tais como: acesso a informações diversificadas, desenvolvimento de habilidades digitais, personalização da aprendizagem, inclusão social e preparação para o mundo profissional. Além disso, ressalta-se que é fundamental ampliar a divulgação desses recursos para que os profissionais da educação tenham conhecimento sobre sua eficácia como ferramentas pedagógicas na promoção da inclusão educacional e social desses indivíduos. Ao fomentar o engajamento e a motivação para a aprendizagem significativa, o reconhecimento e a adoção desses recursos contribuem consideravelmente para uma educação mais inclusiva e igualitária para todos, independentemente de suas necessidades individuais. Com isso, espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para o avanço de estudos adicionais, reflexões e discussões sobre o assunto, visando aprimorar o ensino oferecido aos surdos e melhorar as condições de trabalho dos profissionais da educação.