O presente trabalho tem por objetivo abordar estratégias didático-pedagógicas no ensino-aprendizagem de Geografia com a finalidade de contribuir para a permanência e êxito dos alunos vinculados aos grupos sociais populares no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) - Campus Rio Grande/RS. A importância de reconhecer a sala de aula como um espaço diverso e multicultural é justificada na perspectiva teórico-metodológica freireana, com a valorização dos conceitos de cultura, diversidade e multiculturalidade. A proposta também se embasa em uma abordagem descolonial, a qual envolve uma releitura das diversas práticas multiterritoriais, com a finalidade de construir novas abordagens de análise socioespacial, as quais ao longo do tempo estiveram silenciadas pelas diversas lógicas dominantes. Essa análise é fundamental para entender as singularidades locais e os contextos sociais dos alunos, a fim de construir narrativas particulares dos seus contextos de (re)existência. Dessa forma, ao longo da discussão dos resultados são analisadas mediações do fazer pedagógico vinculado à realidade dos alunos provenientes dos segmentos populares, com a produção de poesias, construção de narrativas e relação dos seus modos próprios de existência com obras literárias. Por fim, através dos pilares da educação profissional, que envolve o ensino, a pesquisa e a extensão, essa proposta visa valorizar a produção dos trabalhos realizados pelos alunos, seus vínculos comunitários e identitários, relacionando-os a uma práxis pedagógica alistada contra todas as formas de exclusão.