Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LETRAMENTO, A LEITURA E PRESENÇA DE INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS NAS EMBALAGENS DE PRODUTOS DESTINADOS AO PÚBLICO INFANTIL: UM DIREITO DO CIDADÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110162
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1838
    "inscrito_id" => 8463
    "titulo" => "O LETRAMENTO, A LEITURA E PRESENÇA DE INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS NAS EMBALAGENS DE PRODUTOS DESTINADOS AO PÚBLICO INFANTIL: UM DIREITO DO CIDADÃO"
    "resumo" => "A presente pesquisa, que compreende a leitura como ato político e social para além da mera decodificação mecânica de símbolos gráficos, propõe-se à reflexão e análise de rótulos de alimentos destinados ao público infantil. Para isto, foi construída pesquisa de cunho bibliográfico com foco em artigos científicos produzidos nos últimos cinco anos nos buscadores “Google Acadêmico” e “Periódicos CAPES”, para além disso, foram aplicados Na presente pesquisa, foram analisados rótulos de 8 produtos encontrados no topo na seção “alimentação infantil” de sites de 4 grandes redes de supermercados que realizam atividades comerciais em diversas regiões do território nacional, análise foi construída de forma qualitativa, buscando identificar Estratégias de Comunicação Mercadológica (ECM) e adequação à RDC Nº 429, de outubro de 2020, as ECM foram classificadas em 4 categorias: presença de personagens e/ou celebridades, apelo emocional, apelo à saúde e estímulo aos sentidos; enquanto a adequação à legislação foi observada de acordo com a menção de validade, lista de ingredientes, informação nutricional por porção e por 100 g ou ml, rotulagem nutricional frontal. Diante dos resultados, fez-se necessária uma discussão crítica à luz da bibliografia científica consultada, notam-se nos rótulos analisados a forte presença de ECM, principalmente, apelo à saúde e inadequação à legislação em 50% destes rótulos. Diante das reflexões esquematizadas neste texto, compreende-se que a leitura, enquanto atividade social, é extremamente importante para a independência dos indivíduos e isso não apenas porque pode lhes dar autonomia, mas porque, e principalmente, os torna seres capazes de interagir nos diversos contextos sociais e, além disso, os torna mais cientes de suas escolhas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8463_TB1838_01042024181643.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JOAQUIM DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "Joaquim Neto"
    "autor_email" => "jjsn2@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110162
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1838
    "inscrito_id" => 8463
    "titulo" => "O LETRAMENTO, A LEITURA E PRESENÇA DE INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS NAS EMBALAGENS DE PRODUTOS DESTINADOS AO PÚBLICO INFANTIL: UM DIREITO DO CIDADÃO"
    "resumo" => "A presente pesquisa, que compreende a leitura como ato político e social para além da mera decodificação mecânica de símbolos gráficos, propõe-se à reflexão e análise de rótulos de alimentos destinados ao público infantil. Para isto, foi construída pesquisa de cunho bibliográfico com foco em artigos científicos produzidos nos últimos cinco anos nos buscadores “Google Acadêmico” e “Periódicos CAPES”, para além disso, foram aplicados Na presente pesquisa, foram analisados rótulos de 8 produtos encontrados no topo na seção “alimentação infantil” de sites de 4 grandes redes de supermercados que realizam atividades comerciais em diversas regiões do território nacional, análise foi construída de forma qualitativa, buscando identificar Estratégias de Comunicação Mercadológica (ECM) e adequação à RDC Nº 429, de outubro de 2020, as ECM foram classificadas em 4 categorias: presença de personagens e/ou celebridades, apelo emocional, apelo à saúde e estímulo aos sentidos; enquanto a adequação à legislação foi observada de acordo com a menção de validade, lista de ingredientes, informação nutricional por porção e por 100 g ou ml, rotulagem nutricional frontal. Diante dos resultados, fez-se necessária uma discussão crítica à luz da bibliografia científica consultada, notam-se nos rótulos analisados a forte presença de ECM, principalmente, apelo à saúde e inadequação à legislação em 50% destes rótulos. Diante das reflexões esquematizadas neste texto, compreende-se que a leitura, enquanto atividade social, é extremamente importante para a independência dos indivíduos e isso não apenas porque pode lhes dar autonomia, mas porque, e principalmente, os torna seres capazes de interagir nos diversos contextos sociais e, além disso, os torna mais cientes de suas escolhas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8463_TB1838_01042024181643.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JOAQUIM DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "Joaquim Neto"
    "autor_email" => "jjsn2@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A presente pesquisa, que compreende a leitura como ato político e social para além da mera decodificação mecânica de símbolos gráficos, propõe-se à reflexão e análise de rótulos de alimentos destinados ao público infantil. Para isto, foi construída pesquisa de cunho bibliográfico com foco em artigos científicos produzidos nos últimos cinco anos nos buscadores “Google Acadêmico” e “Periódicos CAPES”, para além disso, foram aplicados Na presente pesquisa, foram analisados rótulos de 8 produtos encontrados no topo na seção “alimentação infantil” de sites de 4 grandes redes de supermercados que realizam atividades comerciais em diversas regiões do território nacional, análise foi construída de forma qualitativa, buscando identificar Estratégias de Comunicação Mercadológica (ECM) e adequação à RDC Nº 429, de outubro de 2020, as ECM foram classificadas em 4 categorias: presença de personagens e/ou celebridades, apelo emocional, apelo à saúde e estímulo aos sentidos; enquanto a adequação à legislação foi observada de acordo com a menção de validade, lista de ingredientes, informação nutricional por porção e por 100 g ou ml, rotulagem nutricional frontal. Diante dos resultados, fez-se necessária uma discussão crítica à luz da bibliografia científica consultada, notam-se nos rótulos analisados a forte presença de ECM, principalmente, apelo à saúde e inadequação à legislação em 50% destes rótulos. Diante das reflexões esquematizadas neste texto, compreende-se que a leitura, enquanto atividade social, é extremamente importante para a independência dos indivíduos e isso não apenas porque pode lhes dar autonomia, mas porque, e principalmente, os torna seres capazes de interagir nos diversos contextos sociais e, além disso, os torna mais cientes de suas escolhas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.