Este trabalho é o relato de uma pesquisa-ação que trata do desenvolvimento da linguagem oral e da alfabetização de crianças com Síndrome de Down. Adotando como pressuposto teórico o sociointeracionismo de Vygotsky (2001), a citada pesquisa-ação tem como objetivo investigar a influência do estímulo ao uso funcional da linguagem, de acordo com o proposto de Halliday e Matthiessen (2004), no desenvolvimento da linguagem oral e de habilidades ligadas à alfabetização, considerando a tríade interação>linguagem>pensamento como mola propulsora do desenvolvimento global do aluno. O participante da pesquisa foi um aluno de 6 anos, com Síndrome de Down, matriculado no 1º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Regular de Ensino de Fortaleza-Ceará. Ao longo de 2018, o participante foi envolvido em uma rede de interações sociais mediadas pela fala, cujo objetivo era proporcionar-lhe diversificadas experiências linguísticas, conduzindo-o da interação face a face à produção autônoma de narrativas, baseadas em vivências pessoais e também na ficção. Desenvolvida em sala de aula, a pesquisa-ação produziu dois tipos dados: o registro das Zonas de Desenvolvimento Real e as Zonas de Desenvolvimento Potencial, que, segundo Vygotsky (2005), correspondem aos conhecimentos já construídos pelo participante e aos conhecimentos que ele poderia vir a construir na interação com outras pessoas e com o ambiente, e o registro de atividades do Projeto Magia da Leitura, realizada no final do ano e registrada no Protocolo para Registro de Dados, instrumental desenvolvido a partir do trabalho de Perroni (1992), sobre o desenvolvimento do discurso narrativo em crianças. De um modo geral, os dados permitem afirmar que o participante da pesquisa apresentou significativa evolução no desenvolvimento de sua linguagem oral e nas habilidades ligadas à alfabetização.