A monitoria acadêmica é uma ferramenta essencial no processo de ensino e aprendizagem para os licenciandos. Além de enriquecer sua formação e aproximá-los da prática docente, é igualmente significativa para os licenciandos, promovendo um melhor entendimento dos conteúdos e a integração ao curso como um todo. Este relato de experiência tem o objetivo de expor o exercício da monitoria nas práticas como componente curricular do Projeto Temático Integrador I e de Fundamentos da Docência em Ciências e Biologia, realizado por um discente do 4° período de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma Universidade Federal do Nordeste brasileiro, no período compreendido entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro semestre de 2024. Partindo do contexto de origem das Ciências Biológicas como disciplina escolar, foram levantadas diversas discussões em sala de aula sobre a docência, como o cenário atual da educação, a formação e modernização do professor, tendências para o futuro e a importância de uma visão humanizada no ensino. A metodologia deste trabalho consiste em apresentar a práxis utilizada e seu bom aproveitamento em torno das considerações sobre a formação do docente de Biologia e Ciências. Ao longo do processo, várias ações foram realizadas, tais como: a presença nas aulas ministradas pelo docente orientador, a leitura e produção textual, e o fomento da produção de materiais didáticos pelos estudantes das disciplinas. Espera-se que este relato motive mais estudantes a aderirem a práticas semelhantes, considerando o potencial enriquecedor da monitoria acadêmica, que pode, desde o início, contribuir significativamente para a formação docente em Biologia.