MONITORIA DE FUNDAMENTOS DA DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114795 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8463 "inscrito_id" => 20667 "titulo" => "MONITORIA DE FUNDAMENTOS DA DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "A monitoria acadêmica é uma ferramenta essencial no processo de ensino e aprendizagem para os licenciandos. Além de enriquecer sua formação e aproximá-los da prática docente, é igualmente significativa para os licenciandos, promovendo um melhor entendimento dos conteúdos e a integração ao curso como um todo. Este relato de experiência tem o objetivo de expor o exercício da monitoria nas práticas como componente curricular do Projeto Temático Integrador I e de Fundamentos da Docência em Ciências e Biologia, realizado por um discente do 4° período de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma Universidade Federal do Nordeste brasileiro, no período compreendido entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro semestre de 2024. Partindo do contexto de origem das Ciências Biológicas como disciplina escolar, foram levantadas diversas discussões em sala de aula sobre a docência, como o cenário atual da educação, a formação e modernização do professor, tendências para o futuro e a importância de uma visão humanizada no ensino. A metodologia deste trabalho consiste em apresentar a práxis utilizada e seu bom aproveitamento em torno das considerações sobre a formação do docente de Biologia e Ciências. Ao longo do processo, várias ações foram realizadas, tais como: a presença nas aulas ministradas pelo docente orientador, a leitura e produção textual, e o fomento da produção de materiais didáticos pelos estudantes das disciplinas. Espera-se que este relato motive mais estudantes a aderirem a práticas semelhantes, considerando o potencial enriquecedor da monitoria acadêmica, que pode, desde o início, contribuir significativamente para a formação docente em Biologia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID20667_TB8463_17102024215257.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO NASCIMENTO BRANDÃO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "ebransouza@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114795 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8463 "inscrito_id" => 20667 "titulo" => "MONITORIA DE FUNDAMENTOS DA DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "A monitoria acadêmica é uma ferramenta essencial no processo de ensino e aprendizagem para os licenciandos. Além de enriquecer sua formação e aproximá-los da prática docente, é igualmente significativa para os licenciandos, promovendo um melhor entendimento dos conteúdos e a integração ao curso como um todo. Este relato de experiência tem o objetivo de expor o exercício da monitoria nas práticas como componente curricular do Projeto Temático Integrador I e de Fundamentos da Docência em Ciências e Biologia, realizado por um discente do 4° período de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma Universidade Federal do Nordeste brasileiro, no período compreendido entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro semestre de 2024. Partindo do contexto de origem das Ciências Biológicas como disciplina escolar, foram levantadas diversas discussões em sala de aula sobre a docência, como o cenário atual da educação, a formação e modernização do professor, tendências para o futuro e a importância de uma visão humanizada no ensino. A metodologia deste trabalho consiste em apresentar a práxis utilizada e seu bom aproveitamento em torno das considerações sobre a formação do docente de Biologia e Ciências. Ao longo do processo, várias ações foram realizadas, tais como: a presença nas aulas ministradas pelo docente orientador, a leitura e produção textual, e o fomento da produção de materiais didáticos pelos estudantes das disciplinas. Espera-se que este relato motive mais estudantes a aderirem a práticas semelhantes, considerando o potencial enriquecedor da monitoria acadêmica, que pode, desde o início, contribuir significativamente para a formação docente em Biologia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID20667_TB8463_17102024215257.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO NASCIMENTO BRANDÃO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "ebransouza@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }