O presente estudo investiga o "Programa Alfa 1, 2, 3", uma iniciativa de política educacional desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME), implementada subsequente à pandemia de COVID-19, visando auxiliar na recomposição do aprendizado dos discentes nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Engloba os múltiplos desafios do processo de ensino-aprendizagem, abrangendo aspectos didáticos e as dimensões cognitivas, socioemocionais e culturais dos alunos. Utiliza-se da metodologia descritiva com uma abordagem mista, integrando análises quantitativas e qualitativas para explorar o fenômeno estudado de forma abrangente. Para consecução dos estudos de caso usou-se entrevistas semiestruturadas, grupos focais, observação direta em sala de aula e resultados de avaliações diagnósticas dos estudantes do 1º ano, turno da tarde, no período de 2022 a 2023. O arcabouço teórico advém dos estudos de Gatti (2021), Freire (1977), Arroyo (2015), Becskeházy (2020), Altenfelder (2022), entre outros. Os resultados preliminares indicam que, no início de 2022, cerca de 70% dos alunos não identificavam as letras e aproximadamente 80% estavam no estágio pré-silábico de escrita. Contudo, avaliações subsequentes em 2023 demonstram que houve avanço na leitura e escrita. Espera-se contribuir para o entendimento dos impactos do "Programa Alfa 1, 2, 3" sobre a aprendizagem dos estudantes, fornecendo informações que possam orientar a tomada de decisão pela SME, bem como apoiar o aprimoramento das políticas educacionais públicas no contexto local.