O referido estudo, tem por finalidade fundamentar o conceito da educação não-formal via propostas do currículo dos Itinerários Formativos (IF) traçados no Novo Ensino Médio (NEM). Optou-se por uma pesquisa bibliográfica utilizando fontes primárias e secundárias, com o intuito de buscar fundamentação teórica que evidencie as práticas da educação não-formal no currículo dos itinerários formativos. Os conceitos associados são usuais no cotidiano do estudante e se revelam nas propostas elaboradas no currículo do Novo Ensino Médio. A ideia principal é analisar os conceitos da educação não-formal por intermédio das propostas do currículo dos itinerários formativos traçados nos documentos do Novo Ensino Médio. Com os seguintes objetivos específicos: a). Examinar junto às fontes primárias e secundárias as evidências dos conceitos de educação não-formal via currículo do itinerário formativo; b). Relacionar os conceitos e o currículo no âmbito educacional não-formal; c). Avaliar a influência do contexto educativo via conceito e programa de ensino do percurso formativo por intermédio do NEM. Ressalta-se, que essas mudanças atualmente acarretam conflitos de cunho social e educacional no que tange carga horária da chamada formação geral base, cujo as disciplinas obrigatórias tornam-se “facultativas” com uma considerável redução das ciências humanas e da natureza. Em síntese, é perceptível que o conceito da educação não-formal se conecta com as propostas curriculares dos Itinerários Formativos (IF), podendo observar também que a educação não-formal está em evidência nas propostas do NEM. Portanto, acredita-se que as mudanças do ensino médio favoreçam para implementação de políticas públicas que atendam de forma pertinente e eficaz às necessidades dos estudantes no decorrer da sua carreira escolar.