Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EJA COMO ESPAÇO DE DIZER (-SE): UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO GÊNERO TEXTUAL AUTOBIOGRAFIA DE UM ESTUDANTE DE ESCOLA PRISIONAL PERNAMBUCANA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114450
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7954
    "inscrito_id" => 17431
    "titulo" => "EJA COMO ESPAÇO DE DIZER (-SE): UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO GÊNERO TEXTUAL AUTOBIOGRAFIA DE UM ESTUDANTE DE ESCOLA PRISIONAL PERNAMBUCANA"
    "resumo" => "Este trabalho de pesquisa filia-se à teoria da Análise de Discurso de linha francesa, desenvolvida pelo filósofo Michel Pêcheux (AD), e teve como objetivo compreender o modo como os discursos de um estudante do gênero masculino, em situação de privação de liberdade, produz efeitos de sentido de culpa e de arrependimento ao construir narrativas sobre a sua própria vida. A ideia foi refletir acerca do discurso de culpa e arrependimento presentes no gênero textual autobiografia, produzido por estudante da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Médio - que tem como condições de produção de seus discursos o cárcere, bem como aquilatar a importância da modalidade EJA na construção cidadã e intelectual para emancipação e construção da ressocialização desses sujeitos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e de viés teórico-metodológico alinhado à AD, foi constituída a partir de uma produção textual autobiográfica que foi extraída, de forma aleatória, de uma coletânea de onze autobiografias produzidas por estudantes privados de liberdade. As discussões sugerem que o sujeito em situação de prisão é atravessado por um contexto de violência doméstica que constitui o seu ‘lugar de memória’ desde a tenra idade. O discurso de arrependimento, por sua vez, é constituído por interdiscursos religiosos que nos direcionam aos efeitos de sentido de mudança, no entanto, os nossos gestos analíticos também mostram que apesar de o contexto de violência doméstica ter sido uma constante na vida desse sujeito, este não se desfilia da formação discursiva (FD) machista e/ou patriarcal que o constitui."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17431_TB7954_23102024160731.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYVESSON DELEON BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DAYVESSON"
    "autor_email" => "ddayvesson@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114450
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7954
    "inscrito_id" => 17431
    "titulo" => "EJA COMO ESPAÇO DE DIZER (-SE): UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO GÊNERO TEXTUAL AUTOBIOGRAFIA DE UM ESTUDANTE DE ESCOLA PRISIONAL PERNAMBUCANA"
    "resumo" => "Este trabalho de pesquisa filia-se à teoria da Análise de Discurso de linha francesa, desenvolvida pelo filósofo Michel Pêcheux (AD), e teve como objetivo compreender o modo como os discursos de um estudante do gênero masculino, em situação de privação de liberdade, produz efeitos de sentido de culpa e de arrependimento ao construir narrativas sobre a sua própria vida. A ideia foi refletir acerca do discurso de culpa e arrependimento presentes no gênero textual autobiografia, produzido por estudante da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Médio - que tem como condições de produção de seus discursos o cárcere, bem como aquilatar a importância da modalidade EJA na construção cidadã e intelectual para emancipação e construção da ressocialização desses sujeitos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e de viés teórico-metodológico alinhado à AD, foi constituída a partir de uma produção textual autobiográfica que foi extraída, de forma aleatória, de uma coletânea de onze autobiografias produzidas por estudantes privados de liberdade. As discussões sugerem que o sujeito em situação de prisão é atravessado por um contexto de violência doméstica que constitui o seu ‘lugar de memória’ desde a tenra idade. O discurso de arrependimento, por sua vez, é constituído por interdiscursos religiosos que nos direcionam aos efeitos de sentido de mudança, no entanto, os nossos gestos analíticos também mostram que apesar de o contexto de violência doméstica ter sido uma constante na vida desse sujeito, este não se desfilia da formação discursiva (FD) machista e/ou patriarcal que o constitui."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17431_TB7954_23102024160731.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYVESSON DELEON BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DAYVESSON"
    "autor_email" => "ddayvesson@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho de pesquisa filia-se à teoria da Análise de Discurso de linha francesa, desenvolvida pelo filósofo Michel Pêcheux (AD), e teve como objetivo compreender o modo como os discursos de um estudante do gênero masculino, em situação de privação de liberdade, produz efeitos de sentido de culpa e de arrependimento ao construir narrativas sobre a sua própria vida. A ideia foi refletir acerca do discurso de culpa e arrependimento presentes no gênero textual autobiografia, produzido por estudante da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Médio - que tem como condições de produção de seus discursos o cárcere, bem como aquilatar a importância da modalidade EJA na construção cidadã e intelectual para emancipação e construção da ressocialização desses sujeitos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e de viés teórico-metodológico alinhado à AD, foi constituída a partir de uma produção textual autobiográfica que foi extraída, de forma aleatória, de uma coletânea de onze autobiografias produzidas por estudantes privados de liberdade. As discussões sugerem que o sujeito em situação de prisão é atravessado por um contexto de violência doméstica que constitui o seu ‘lugar de memória’ desde a tenra idade. O discurso de arrependimento, por sua vez, é constituído por interdiscursos religiosos que nos direcionam aos efeitos de sentido de mudança, no entanto, os nossos gestos analíticos também mostram que apesar de o contexto de violência doméstica ter sido uma constante na vida desse sujeito, este não se desfilia da formação discursiva (FD) machista e/ou patriarcal que o constitui.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.