A presente pesquisa teve por finalidade a averiguação sobre o grau de influência que a gestão compartilhada no rendimento acadêmico de alunos do 9º ano. Tendo como base que a gestão compartilhada é tida como um instrumento da gestão que visa a efetivação de proposições feitas em parceria com a comunidade em prol de melhorias no processo de ensino e aprendizagem do educando. Com o objetivo de determinar o grau de influência da gestão compartilhada de Escolas Estaduais do ensino fundamental II com base no Município de Macapá - AP no rendimento acadêmico de alunos do 9º ano. neste sentido, descreveu o perfil acadêmico dos alunos inclusos no estudo, verificou as atividades que a escola realizou para melhorar o desempenho para maior aprendizagem dos alunos. Assim como conferiu as áreas de intervenções compartilhados pelas escolas na gestão escolar que favorece o rendimento dos alunos e constatou a participação dos diferentes atores da escola nesta gestão compartilhada. Para tanto, utilizou-se como metodologia uma combinação entre a pesquisa bibliográfica, para uma fundamentação teórica adequada, e a pesquisa de campo por meio de questionários fechados e abertos destinados ao gestor, professores e alunos. Considera-se, ainda, que a gestão compartilhada é tida como um processo construtivo de identidade e participação, integrar todos os agentes da reflexão em gestão, mesmo que a direção exerça força maior, mas acaba sendo ouvida, reiterando, portanto, que o trabalho sobre a gestão compartilhada reflete no rendimento do educando, mesmo que de forma a longo prazo, mas melhora a sua relação com o meio em que vive, pois educar é muito mais que conteúdo, é uma reflexão sobre a vida. Neste sentido, o sistema educacional entende que autonomia deve ser uma conquista a ser galgada a cada ação desenvolvida pela escola e que os desafios enfrentados no cotidiano escolar devem servir para apontar novas possibilidades e construir novos rumos. O Método de Gestão Compartilhada é uma das experiências pioneiras no Brasil, um processo sistematizado para garantir a autonomia da escola. Hoje, no âmbito da escola, a postura dos atores envolvidos diretamente na educação é fortalecer o processo democrático sem com isso acreditar que a autonomia, uma vez conquistada, deve estagnar-se no patamar que se encontra, mas sim, avançar no gerenciamento das suas ações de forma descentralizada, adequando a gestão às peculiaridades e ao contexto no qual está inserida. Diante dos bons resultados obtidos com essa autonomia e o amadurecimento dos profissionais da educação quanto a compreensão do que seja realmente a autonomia, a Secretaria de Educação busca, fortalecer a gestão da escola e os seus órgãos colegiados com vistas a continuidade do aperfeiçoamento desta autonomia.