As lutas, artes marciais e esportes de combate representam mais do que simplesmente uma prática física. Elas são um caminho para o desenvolvimento holístico dos alunos nas aulas de Educação Física. Desde tempos antigos, as artes marciais têm sido um meio de cultivar disciplina, autocontrole, respeito e saúde mental, além de proporcionar benefícios físicos significativos. Além dos benefícios físicos e psicológicos, as lutas e artes marciais também oferecem uma oportunidade para os alunos aprenderem sobre culturas diferentes e apreciarem a diversidade. Cada forma de luta, arte marcial e esporte de combate tem suas próprias tradições, filosofias e história, permitindo que os estudantes explorem e compreendam melhor o mundo ao seu redor. Diante destas constatações acima investimos em um trabalho cujo objetivo Principal foi integrar diversos temas das lutas, artes marciais e esportes de combate nas aulas da Educação Física, através de oficinas e festivais sem compartimentá-los, de forma a explorá-los em todas as suas potencialidades do conhecimento construído. Trazendo toda ação corpórea realizada pelos estudantes concatenada com a história de vida deles. Também como objetivo surgiu a oportunidade de trabalhar e levar aos estudantes possibilidades de ‘descobrir’, cada tema/conteúdo levando-os a ‘desvendar’ a própria ludicidade e corporeidade de modo a sermos nós mesmos, sem estereótipos sócio-econômicos ou modismo. Com o trabalho nossos participantes conseguiram distinguir as diferenças entre lutas, artes marciais e esportes de combate, além de perceber que estes temas apreendidos não são pautados pela violência, mas por preceitos culturais e filosóficos de respeito ao próximo.