Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA: O ENSINO DE HISTOLOGIA E BIOLOGIA CELULAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO MUSEU DA PATOLOGIA DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino de Ciências tem passado por variadas transformações nas últimas décadas, seja nos espaços formais de ensino, como as escolas, seja em espaços não formais como museus e centros de ciência. Em comum, abordagens que têm como foco o estímulo e fortalecimento do espírito científico nos alunos, trazem a necessidade de propor metodologias e ferramentas interdisciplinares que incrementem o conhecimento sobre a ciência, situando-a no tempo e no espaço, aproximando com o cotidiano e vivência dos alunos. Os museus enquanto espaços não formais de ensino e agentes mobilizadores de mudanças, exploram os conhecimentos e conexões com os acervos de maneira dinâmica, integrada e multidisciplinar (FRANCO, 2008; MARANDINO, 2005). Dessa forma, foi elaborado o “Curso para Formação Continuada de Professores de Biologia com ênfase em Histologia e Biologia Celular” que visa promover a formação continuada de professores atuantes na educação básica estadual, através da capacitação e intercâmbio científico, além de colaborar com a formação de indivíduos participativos conscientes do seu papel na sociedade. O projeto, iniciado em 2009 e com última edição em 2023, elaborado em parceria entre o Museu da Patologia (IOC/Fiocruz) e o Laboratório de Medicina Experimental e Saúde (Lames/IOC/Fiocruz) e com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Através da distribuição de kits de aulas práticas e com aulas teóricas, o curso oportuniza a realização de experimentos por professores em suas escolas com a entrega de microscópio e um torso de borracha humano para a melhoria da infraestrutura das escolas. O projeto teve adesão de mais de 70 escolas abrangendo 26 municípios do Rio de Janeiro, consagrando o potencial educativo e interdisciplinar da proposta que integra diferentes competências, relacionando os saberes e a união de conteúdos e disciplinas, de modo a promover a construção de novos conhecimentos.

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