O presente artigo tem como objetivo abordar o uso das metodologias ativas nas instituições de ensino superior (IES) e verificar os benefícios na perspectiva do educando. Atualmente, com os recursos tecnológicos disponíveis, é possível trazer novas metodologias, capazes de atrair a atenção do aluno e tornar o aprendizado prazeroso, minimizando o aspecto negativo de que estudar é cansativo e chato. As IES que pretendem se destacar frente ao seu público, os acadêmicos, precisam se adequar a esta nova realidade e adotar métodos que viabilizem o desenvolvimento de sujeitos críticos, autônomos e capazes de resolver problemas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e pretende-se fazer uma investigação sob o caráter de revisão bibliográfica, com foco nos tipos de metodologias ativas que podem contribuir para um melhor desempenho do educando no âmbito do ensino superior. Parte-se do pressuposto de que o Estudo Baseado em Problemas (Problems Based Learning) e a Sala de Aula Invertida (Inverted Classroom) são metodologias que podem agregar no estudante múltiplas habilidades, potencializando o aprendizado e ampliando as possibilidades de sucesso. Espera-se, a partir da divulgação da pesquisa, ampliar o assunto e trazer novas perspectivas com vistas a um melhor desempenho do educando.