A publicação de documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação (9394/96), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) e a Base Nacional Comum Curricular (2018) trouxe visibilidade para a educação infantil pois ela foi reconhecida como a primeira etapa da educação básica e os direitos de aprendizagem foram assegurados. Considerando que a finalidade desse segmento de ensino é promover o desenvolvimento integral das crianças, as escolas devem ofertar um currículo pautado em brincadeiras, interações e vivências intencionais e planejadas, oferecidas em um ambiente lúdico, acolhedor e educativo. A fim de construir um perfil das escolas de educação infantil da rede SESI-SP, foi realizada uma pesquisa com três grupos de agentes escolares – equipes gestoras, equipes docentes e agentes de coleta externos – em que cada um preencheu um questionário padronizado e adaptado às suas especificidades. Todos os questionários foram estruturados ao redor das mesmas grandes dimensões, a partir de estudos, visitas de campo e encontros formativos com as equipes para entender o contexto e as necessidades da educação infantil da rede, com adequações para o agente-fim de cada um. Assim, permite-se capturar as óticas de todos os agentes e que elas conversem entre si. Os resultados foram tratados e analisados com base nos documentos oficiais e nas concepções educacionais vigentes adotadas pela instituição. Foi identificado que a rede oferta uma educação infantil com propostas planejadas que consideram o protagonismo infantil e possui recursos, materiais e espaços para que as crianças possam se desenvolver. A longo prazo, com a construção de uma série histórica, a proposta é ter indicadores que possibilitarão fazer comparações para desenhar a qualidade da educação infantil ofertada, fornecendo dados que possam subsidiar as tomadas de decisão, tanto das escolas, como da rede.