Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108877
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 23
    "inscrito_id" => 2710
    "titulo" => "O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "A Era digital mudou as nossas vidas, nossas formas de comunicação, de interação com as pessoas, e na área da educação não poderia ser diferente. Intensificados pela pandemia mundial, o uso das mídias digitais alcançou um importante destaque na vida das pessoas, e assim, por que não utiliza-las como ferramenta no ensino da Língua Portuguesa? O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, as famosas TICs, focadas na internet e no uso das mídias digitais, não podem ser um lugar obscuro para os docentes inseridos na dinâmica de ensino imposta no século 21. Nas mídias digitais, conforme Torres (2009, p.74) estão incluídos os blogs, as redes sociais, os sites de conteúdo colaborativo e diversos outros que abrangem comunicação, relacionamento, multimídia e entretenimento; um vasto campo para ser explorado e aproveitado para um melhor ensino e possível aprendizagem dos alunos de Língua Portuguesa. Portanto, objetivamos com esse trabalho, mostrar as diversas formas de uso das mídias digitais no campo da educação, para contribuir com o ensino e aprendizagem dos discentes e docentes de Língua Portuguesa, pois julgamos que as mídias sociais oferecem um vasto campo de ferramentas para o auxílio do ensino, e supomos a impossibilidade de os docentes ignorarem as mídias digitais como possíveis ferramentas no ensino do português. Este trabalho apresenta considerações sobre as mídias digitais no ambiente escolar, uma pesquisa qualitativa, que possui como eixo metodológico o estudo bibliográfico. O avanço tecnológico se faz presente em todos os âmbitos da vida social, portanto, pode e deve ser considerado um aliado no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. Por fim, este trabalho mostra que é indispensável buscar diversificar as práticas pedagógicas, dado que os alunos estão cada vez mais conectados e em busca de informações que vão além da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2710_TB23_11012024183847.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GESILMAR ISABELE DOS SANTOS OLIVEIRA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "GESILMAR"
    "autor_email" => "gesilmar.oliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108877
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 23
    "inscrito_id" => 2710
    "titulo" => "O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "A Era digital mudou as nossas vidas, nossas formas de comunicação, de interação com as pessoas, e na área da educação não poderia ser diferente. Intensificados pela pandemia mundial, o uso das mídias digitais alcançou um importante destaque na vida das pessoas, e assim, por que não utiliza-las como ferramenta no ensino da Língua Portuguesa? O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, as famosas TICs, focadas na internet e no uso das mídias digitais, não podem ser um lugar obscuro para os docentes inseridos na dinâmica de ensino imposta no século 21. Nas mídias digitais, conforme Torres (2009, p.74) estão incluídos os blogs, as redes sociais, os sites de conteúdo colaborativo e diversos outros que abrangem comunicação, relacionamento, multimídia e entretenimento; um vasto campo para ser explorado e aproveitado para um melhor ensino e possível aprendizagem dos alunos de Língua Portuguesa. Portanto, objetivamos com esse trabalho, mostrar as diversas formas de uso das mídias digitais no campo da educação, para contribuir com o ensino e aprendizagem dos discentes e docentes de Língua Portuguesa, pois julgamos que as mídias sociais oferecem um vasto campo de ferramentas para o auxílio do ensino, e supomos a impossibilidade de os docentes ignorarem as mídias digitais como possíveis ferramentas no ensino do português. Este trabalho apresenta considerações sobre as mídias digitais no ambiente escolar, uma pesquisa qualitativa, que possui como eixo metodológico o estudo bibliográfico. O avanço tecnológico se faz presente em todos os âmbitos da vida social, portanto, pode e deve ser considerado um aliado no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. Por fim, este trabalho mostra que é indispensável buscar diversificar as práticas pedagógicas, dado que os alunos estão cada vez mais conectados e em busca de informações que vão além da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2710_TB23_11012024183847.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GESILMAR ISABELE DOS SANTOS OLIVEIRA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "GESILMAR"
    "autor_email" => "gesilmar.oliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Era digital mudou as nossas vidas, nossas formas de comunicação, de interação com as pessoas, e na área da educação não poderia ser diferente. Intensificados pela pandemia mundial, o uso das mídias digitais alcançou um importante destaque na vida das pessoas, e assim, por que não utiliza-las como ferramenta no ensino da Língua Portuguesa? O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, as famosas TICs, focadas na internet e no uso das mídias digitais, não podem ser um lugar obscuro para os docentes inseridos na dinâmica de ensino imposta no século 21. Nas mídias digitais, conforme Torres (2009, p.74) estão incluídos os blogs, as redes sociais, os sites de conteúdo colaborativo e diversos outros que abrangem comunicação, relacionamento, multimídia e entretenimento; um vasto campo para ser explorado e aproveitado para um melhor ensino e possível aprendizagem dos alunos de Língua Portuguesa. Portanto, objetivamos com esse trabalho, mostrar as diversas formas de uso das mídias digitais no campo da educação, para contribuir com o ensino e aprendizagem dos discentes e docentes de Língua Portuguesa, pois julgamos que as mídias sociais oferecem um vasto campo de ferramentas para o auxílio do ensino, e supomos a impossibilidade de os docentes ignorarem as mídias digitais como possíveis ferramentas no ensino do português. Este trabalho apresenta considerações sobre as mídias digitais no ambiente escolar, uma pesquisa qualitativa, que possui como eixo metodológico o estudo bibliográfico. O avanço tecnológico se faz presente em todos os âmbitos da vida social, portanto, pode e deve ser considerado um aliado no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. Por fim, este trabalho mostra que é indispensável buscar diversificar as práticas pedagógicas, dado que os alunos estão cada vez mais conectados e em busca de informações que vão além da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.