Tem sido crescente a quantidade de produções acadêmicas e intelectuais sobre alfabetização e letramento. Paulo Freire com sua contribuição na concepção de uma alfabetização libertadora e compreensão da leitura de mundo e do sujeito enquanto ser social inacabado. Além disso, temos Emília Ferreiro com a psicogênese da escrita alicerçada no processo de alfabetização e Magda Soares na discussão sobre alfabetização e letramento e suas diferenciações, bem como o processo de aprendizagem. Com isso, partiremos da indagação sobre o processo de alfabetização e letramento e de como pode decisiva para a formação do ser e sua ação engajadora na prática social, aprofundando as leituras desses teóricos já mencionados e outros trabalhos que nos possibilitem alicerçar nossas discussões. Esse estudo tem como objetivo dialogar sobre o processo de aquisição da escrita e do letramento como ação engajadora na prática social tão necessários e urgentes para a transformação da sociedade, a partir dos autores acima citados. Nossa metodologia se dará por meio de uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa, buscando aprofundar as leituras desses autores e de outros que nos embasem com suas teorias para discutir e responder nossa indagação inicial. A partir das leituras aprofundadas, nossa compreensão é que o aprendiz é sujeito do seu aprendizado e seu engajamento nas práticas sociais começa desde o primeiro momento em que ainda criança começou a pensar e refletir sobre como representar na escrita aquilo que ouvia dos adultos, sua curiosidade já como ação social que se estenderá a vida inteira. Nossa busca constatou que o sujeito por se só é um ser social, entretanto o que fará com o que aprendeu ao longo da vida acadêmica tornando-se engajado em práticas socias é o que efetivamente transformará a sociedade na qual está inserido.