O presente trabalho discorre sobre ações desenvolvidas no subprojeto de Sociologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), elaboradas no período entre novembro de 2022 e fevereiro de 2024, considerando que a previsão de término deste edital é para o mês de abril de 2024. Nossa proposta é trazer reflexões sobre questões centrais para o/a futuro/a professor/a de Sociologia, tais como: a transposição da teoria acadêmica para a práxis escolar; a necessidade de se aproximar de práticas pedagógicas pertinentes à disciplina; a importância do estudo constante para o aprimoramento profissional, inclusive promovendo o interesse pela pesquisa; e o conhecimento de diversos aspectos relacionados ao cotidiano escolar. Estas são algumas bases conceptivas trabalhadas pelo PRP. O objetivo consiste em analisar e relatar as interações e propostas de conhecimento diante do cotidiano da escola campo com o grupo de residentes presentes e ampliando para os debates sobre educação e os papeis das instituições. Por fim, as experiências relatadas sobre o Programa de Residência Pedagógica exemplificam a importância de programas de formação docente, visto que propiciam aos/as graduandos/as de diversas licenciaturas o contato com a prática profissional para além das vivências adquiridas nos estágios supervisionados previstos nos currículos dos seus cursos. Além de complementar a formação, os/as estudantes que têm a oportunidade de participarem do PRP, como bolsistas ou voluntários/as, aprofundam o conhecimento da educação básica, reduzindo a distância entre a teoria ensinada na graduação e a prática das instituições escolares.