Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A SOCIOLOGIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UERJ (2022- 2024)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109996
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1584
    "inscrito_id" => 7581
    "titulo" => "A SOCIOLOGIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UERJ (2022- 2024)"
    "resumo" => "O presente trabalho discorre sobre ações desenvolvidas no subprojeto de Sociologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), elaboradas no período entre novembro de 2022 e fevereiro de 2024, considerando que a previsão de término deste edital é para o mês de abril de 2024. Nossa proposta é trazer reflexões sobre questões centrais para o/a futuro/a professor/a de Sociologia, tais como: a transposição da teoria acadêmica para a práxis escolar; a necessidade de se aproximar de práticas pedagógicas pertinentes à disciplina; a importância do estudo constante para o aprimoramento profissional, inclusive promovendo o interesse pela pesquisa; e o conhecimento de diversos aspectos relacionados ao cotidiano escolar. Estas são algumas bases conceptivas trabalhadas pelo PRP. O objetivo consiste em analisar e relatar as interações e propostas de conhecimento diante do cotidiano da escola campo com o grupo de residentes presentes e ampliando para os debates sobre educação e os papeis das instituições. Por fim, as experiências relatadas sobre o Programa de Residência Pedagógica exemplificam a importância de programas de formação docente, visto que propiciam aos/as graduandos/as de diversas licenciaturas o contato com a prática profissional para além das vivências adquiridas nos estágios supervisionados previstos nos currículos dos seus cursos. Além de complementar a formação, os/as estudantes que têm a oportunidade de participarem do PRP, como bolsistas ou voluntários/as, aprofundam o conhecimento da educação básica, reduzindo a distância entre a teoria ensinada na graduação e a prática das instituições escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7581_TB1584_23032024214717.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DIAS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA DIAS"
    "autor_email" => "juuliana_dl@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109996
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1584
    "inscrito_id" => 7581
    "titulo" => "A SOCIOLOGIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UERJ (2022- 2024)"
    "resumo" => "O presente trabalho discorre sobre ações desenvolvidas no subprojeto de Sociologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), elaboradas no período entre novembro de 2022 e fevereiro de 2024, considerando que a previsão de término deste edital é para o mês de abril de 2024. Nossa proposta é trazer reflexões sobre questões centrais para o/a futuro/a professor/a de Sociologia, tais como: a transposição da teoria acadêmica para a práxis escolar; a necessidade de se aproximar de práticas pedagógicas pertinentes à disciplina; a importância do estudo constante para o aprimoramento profissional, inclusive promovendo o interesse pela pesquisa; e o conhecimento de diversos aspectos relacionados ao cotidiano escolar. Estas são algumas bases conceptivas trabalhadas pelo PRP. O objetivo consiste em analisar e relatar as interações e propostas de conhecimento diante do cotidiano da escola campo com o grupo de residentes presentes e ampliando para os debates sobre educação e os papeis das instituições. Por fim, as experiências relatadas sobre o Programa de Residência Pedagógica exemplificam a importância de programas de formação docente, visto que propiciam aos/as graduandos/as de diversas licenciaturas o contato com a prática profissional para além das vivências adquiridas nos estágios supervisionados previstos nos currículos dos seus cursos. Além de complementar a formação, os/as estudantes que têm a oportunidade de participarem do PRP, como bolsistas ou voluntários/as, aprofundam o conhecimento da educação básica, reduzindo a distância entre a teoria ensinada na graduação e a prática das instituições escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7581_TB1584_23032024214717.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DIAS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA DIAS"
    "autor_email" => "juuliana_dl@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho discorre sobre ações desenvolvidas no subprojeto de Sociologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), elaboradas no período entre novembro de 2022 e fevereiro de 2024, considerando que a previsão de término deste edital é para o mês de abril de 2024. Nossa proposta é trazer reflexões sobre questões centrais para o/a futuro/a professor/a de Sociologia, tais como: a transposição da teoria acadêmica para a práxis escolar; a necessidade de se aproximar de práticas pedagógicas pertinentes à disciplina; a importância do estudo constante para o aprimoramento profissional, inclusive promovendo o interesse pela pesquisa; e o conhecimento de diversos aspectos relacionados ao cotidiano escolar. Estas são algumas bases conceptivas trabalhadas pelo PRP. O objetivo consiste em analisar e relatar as interações e propostas de conhecimento diante do cotidiano da escola campo com o grupo de residentes presentes e ampliando para os debates sobre educação e os papeis das instituições. Por fim, as experiências relatadas sobre o Programa de Residência Pedagógica exemplificam a importância de programas de formação docente, visto que propiciam aos/as graduandos/as de diversas licenciaturas o contato com a prática profissional para além das vivências adquiridas nos estágios supervisionados previstos nos currículos dos seus cursos. Além de complementar a formação, os/as estudantes que têm a oportunidade de participarem do PRP, como bolsistas ou voluntários/as, aprofundam o conhecimento da educação básica, reduzindo a distância entre a teoria ensinada na graduação e a prática das instituições escolares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.