O presente artigo discorre sobre a implementação de ações desenvolvidas no âmbito do Projeto de Residência Pedagógica, visando promover uma integração efetiva entre Instituições de Ensino Superior e o Ensino Básico, mediado pelos alunos de licenciatura, que atuam como facilitadores na transição do conhecimento teórico adquirido durante a formação acadêmica para sua aplicação prática no cenário educacional. A ênfase dessa colaboração reside na implementação de estratégias fundamentadas em Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDAs), por meio de jogos e dinâmicas interativas como instrumentos metodológicos no processo de ensino-aprendizagem. Tais atividades foram aplicadas junto aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma instituição estadual localizada no município de Santo André/SP. A iniciativa englobou o desenvolvimento de atividades lúdicas autorais de diferentes conceitos matemáticos, como o cálculo de frações e geometria espacial, considerando o contexto específico desses estudantes, visando atender às suas necessidades de aprendizado. Com o desdobramento das atividades, verificou-se uma maior assimilação de conceitos matemáticos pelos alunos, evidenciando a eficácia dessa abordagem pedagógica. Ademais, a metodologia empregada propiciou o desenvolvimento da autoconfiança nas crianças ao expressarem suas respostas, promovendo um ambiente acolhedor propício ao crescimento cognitivo. Este artigo evidencia a relevância de estratégias no campo educacional para potencializar a aprendizagem matemática e o desenvolvimento global dos alunos.