A cidade de Olinda - PE, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, possui uma rica história que frequentemente não é plenamente compreendida ou valorizada por seus habitantes e alunos. Nesse contexto, educação patrimonial surge como uma ferramenta fundamental para a conscientização e preservação desse legado. Frente ao exposto, este estudo investiga a eficácia da educação patrimonial e do ensino de história na cidade de Olinda - PE, um Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. A pesquisa documental e bibliográfica embasou teoricamente o estudo, enquanto observação participante e visitas guiadas aos locais históricos foram realizadas para avaliar a percepção dos participantes. Os resultados revelaram lacunas significativas no conhecimento sobre a história local entre moradores e alunos da rede municipal. Tanto o patrimônio quanto seus personagens e locais históricos são pouco conhecidos. Isso destaca a necessidade urgente de intervenções educativas mais eficazes. São propostas intervenções como programas educativos interativos, capacitação de professores em educação patrimonial e maior integração entre escolas e comunidade. Tais ações visam fortalecer o vínculo emocional e intelectual dos moradores e alunos com o patrimônio de Olinda, promovendo assim a preservação e valorização da história local. Este estudo contribui para o avanço das políticas públicas educacionais, destacando a importância da educação patrimonial no contexto local e suas implicações para a formação cultural e cidadã dos indivíduos.