A CONTRIBUIÇÃO DOS COMPONENTES CURRICULARES SOBRE PROCESSOS INCLUSIVOS DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109012 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 218 "inscrito_id" => 1952 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DOS COMPONENTES CURRICULARES SOBRE PROCESSOS INCLUSIVOS DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho objetiva explicitar a contribuição dos componentes curriculares da educação inclusiva em cursos de especialização destinados à formação dos professores que ensinam matemática. O problema de pesquisa se formula do seguinte modo: de que maneira a inserção de componente curricular específico sobre os processos inclusivos na educação reverbera na produção acadêmica sobre práticas pedagógicas inclusivas na formação continuada docente? O referencial teórico discute elementos sobre a formação docente a partir das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001) e da BNCC-Formação Continuada (2020). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se apoia em uma revisão bibliográfica, para proceder uma análise documental em três cursos de especialização na modalidade a distância ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, destinados à formação do professor que ensina matemática. Analisou-se a produção acadêmica dos anos 2022-2023. Os resultados principais: o primeiro curso possui um componente curricular sobre processos inclusivos da educação e apresentou 4 trabalhos de um total de 24 (17%), destacando reflexões sobre a prática pedagógica com estudantes com deficiência intelectual, surdez e autismo. O segundo e o terceiro cursos não possuem componentes curriculares sobre inclusão. Entretanto, o terceiro curso possui um trabalho destacando a análise de uma prática com estudante com baixa visão, representando 2,4% do total de 41 trabalhos. Esses resultados mostraram que a existência de um componente curricular na área de educação inclusiva é um elemento diferencial para a produção acadêmica sobre a atuação professoral em práticas inclusivas. Por outro lado, a BNCC-Formação Continuada apresenta orientações nos campos administrativo, pedagógico e ético voltadas para a inclusão, indicando a necessidade urgente das instituições credenciadas integrarem o componente curricular relacionado aos aspectos inclusivos da educação nos cursos de especialização destinados à formação dos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1952_TB218_30092024121116.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ABIGAIL NOADIA BARBALHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ABIGAIL NOADIA" "autor_email" => "abigail.tutoraifrn@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109012 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 218 "inscrito_id" => 1952 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DOS COMPONENTES CURRICULARES SOBRE PROCESSOS INCLUSIVOS DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho objetiva explicitar a contribuição dos componentes curriculares da educação inclusiva em cursos de especialização destinados à formação dos professores que ensinam matemática. O problema de pesquisa se formula do seguinte modo: de que maneira a inserção de componente curricular específico sobre os processos inclusivos na educação reverbera na produção acadêmica sobre práticas pedagógicas inclusivas na formação continuada docente? O referencial teórico discute elementos sobre a formação docente a partir das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001) e da BNCC-Formação Continuada (2020). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se apoia em uma revisão bibliográfica, para proceder uma análise documental em três cursos de especialização na modalidade a distância ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, destinados à formação do professor que ensina matemática. Analisou-se a produção acadêmica dos anos 2022-2023. Os resultados principais: o primeiro curso possui um componente curricular sobre processos inclusivos da educação e apresentou 4 trabalhos de um total de 24 (17%), destacando reflexões sobre a prática pedagógica com estudantes com deficiência intelectual, surdez e autismo. O segundo e o terceiro cursos não possuem componentes curriculares sobre inclusão. Entretanto, o terceiro curso possui um trabalho destacando a análise de uma prática com estudante com baixa visão, representando 2,4% do total de 41 trabalhos. Esses resultados mostraram que a existência de um componente curricular na área de educação inclusiva é um elemento diferencial para a produção acadêmica sobre a atuação professoral em práticas inclusivas. Por outro lado, a BNCC-Formação Continuada apresenta orientações nos campos administrativo, pedagógico e ético voltadas para a inclusão, indicando a necessidade urgente das instituições credenciadas integrarem o componente curricular relacionado aos aspectos inclusivos da educação nos cursos de especialização destinados à formação dos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1952_TB218_30092024121116.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ABIGAIL NOADIA BARBALHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ABIGAIL NOADIA" "autor_email" => "abigail.tutoraifrn@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }