O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência das diferentes intervenções do professor de Educação Física, um estudo colaborativo entre a professora, a supervisora de área e um bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no processo de ensino e aprendizagem e meios avaliativos. Foram elaboradas uma sequência de 5 aulas, com a unidade temática de Brincadeiras e Jogos, com ênfase no objeto de conhecimento jogos de matrizes africana, no qual, foi selecionado o jogo da Bugalha, também conhecida como “Cinco Marias”. As turmas selecionadas para o ensino do jogo foram 3 turmas do terceiro ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada, tem como conceitos basilares a formação integral do indivíduo, buscando um sujeito totalitário que está em constante formação, e que deve ser ativo nesse processo de ensino. Observamos que os procedimentos que incluam os estudantes no aprendizado, tem a capacidade de produzir conhecimentos com sentido e significado para aquele que aprende. Os alunos foram capazes de compreender e realizar todas as propostas, e foi observado, no processo avaliativo, qualidade no resultado das aprendizagens. Foram adotados diferentes critérios na avaliação: observações, registros no caderno e provas. Por meio desse processo de ensino, apontamos que com uma intervenção/ação docente e um processo de avaliação adequado, o professor consegue obter maior adesão dos estudantes no conteúdo, e com isso, também favorecendo na criatividade, socialização, levantamento e conclusão de hipóteses.