A educação profissional possui como premissa a indissociabilidade entre a teoria e a prática. Dessa maneira, para uma educação assertiva que prepare realmente o aluno para o mercado de trabalho, faz-se necessário adotar práticas educativas que possuam significado na vida do futuro profissional. Atualmente, um desafio para os docentes tem sido a urgência em trazer a prática para a sala de aula. Tendo em vista que, os alunos reforçam suas potencialidades cognitivas quando conseguem compreender o sentido dos temas trabalhados para a solução de problemas tangíveis. Nesses termos, justifica-se este trabalho em virtude da necessidade de pesquisa, produção e extensão em Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, em especial a Aprendizagem Baseada em Projetos. Diante do exposto, o presente estudo possui como objetivo principal verificar o nível de percepção dos alunos com a metodologia de projetos, no segmento das Ações Educativas em Segurança do Trabalho. Outrossim, promover uma discussão sobre a relevância do método para a educação profissional. O presente estudo foi realizado na cidade de São Luís-MA, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI, no ano de 2024, com alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho, em período de conclusão. No geral, 20 alunos participaram da abordagem respondendo a questionários com perguntas abertas e fechadas, assim como produção textual e entrevista. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, de natureza aplicada e característica explicativa/descritiva. Infere-se; portanto, que a Aprendizagem Baseada em Projetos é um método de ensino que encoraja a assimilação dos conteúdos por meio do envolvimento dos alunos em situações reais e desafiadoras. Dessa forma, os alunos podem elaborar suas próprias concepções, adquirindo aprendizado e comprometimento.