HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA, PRÁTICAS, TEMÁTICAS E DIDÁTICAS EM CONTEXTO: AS PERSPECTIVAS DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109949 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1519 "inscrito_id" => 3326 "titulo" => "HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA, PRÁTICAS, TEMÁTICAS E DIDÁTICAS EM CONTEXTO: AS PERSPECTIVAS DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA" "resumo" => "Com o ultra liberalismo batendo à nossa porta diariamente, com a constante reinvenção do capitalismo tardio em nossa sociedade há de encontrarmos abrigo seguro na verdade, mas a verdade, só pode de fato ter lugar na história. Na Era do desempenho, mas também das fakes news e da pós-verdade, onde disputas políticas dicotômicas assolam as frágeis relações sociais, sejam nas redes sociais e/ou no cotidiano, somente um ensino de história consequente e plural pode conter o antídoto desse caos que para muitos é benéfico. Nesse ensaio busca-se reafirmar a importância da história e do seu ensino como disciplina humana e cidadã. E mostrar que através do seu ensino, de sua prática e didática constantemente repensadas e renovadas pode-se obter significativa consciência histórica. Ao contrário, quando ela no passado (no período da ditadura militar) perdeu espaço relevante na educação brasileira sendo renegada a terceiro e quarto plano e, negligenciada que foi, como pilar central nas humanidades, ficaram as marcas indeléveis nas gerações que ainda hoje são perceptíveis. Objetiva-se com esse texto discutir sobre os principais processos que envolvem a historiografia, as práticas, as temáticas e a didáticas atinentes ao ensino de história, bem como as perspectivas da consciência histórica com base em experiências, reflexões teóricas (com base em historiadores e pesquisadores do assunto) e provocações. Todas essas categorias históricas estão interligadas, e essa interdependência é fundamental para uma compreensão teórico-metodológico significativa do devir histórico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3326_TB1519_13102024023515.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSÉ GONÇALVES CUTRIM" "autor_nome_curto" => "JESSÉ CUTRIM" "autor_email" => "jessecutrim@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109949 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1519 "inscrito_id" => 3326 "titulo" => "HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA, PRÁTICAS, TEMÁTICAS E DIDÁTICAS EM CONTEXTO: AS PERSPECTIVAS DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA" "resumo" => "Com o ultra liberalismo batendo à nossa porta diariamente, com a constante reinvenção do capitalismo tardio em nossa sociedade há de encontrarmos abrigo seguro na verdade, mas a verdade, só pode de fato ter lugar na história. Na Era do desempenho, mas também das fakes news e da pós-verdade, onde disputas políticas dicotômicas assolam as frágeis relações sociais, sejam nas redes sociais e/ou no cotidiano, somente um ensino de história consequente e plural pode conter o antídoto desse caos que para muitos é benéfico. Nesse ensaio busca-se reafirmar a importância da história e do seu ensino como disciplina humana e cidadã. E mostrar que através do seu ensino, de sua prática e didática constantemente repensadas e renovadas pode-se obter significativa consciência histórica. Ao contrário, quando ela no passado (no período da ditadura militar) perdeu espaço relevante na educação brasileira sendo renegada a terceiro e quarto plano e, negligenciada que foi, como pilar central nas humanidades, ficaram as marcas indeléveis nas gerações que ainda hoje são perceptíveis. Objetiva-se com esse texto discutir sobre os principais processos que envolvem a historiografia, as práticas, as temáticas e a didáticas atinentes ao ensino de história, bem como as perspectivas da consciência histórica com base em experiências, reflexões teóricas (com base em historiadores e pesquisadores do assunto) e provocações. Todas essas categorias históricas estão interligadas, e essa interdependência é fundamental para uma compreensão teórico-metodológico significativa do devir histórico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3326_TB1519_13102024023515.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSÉ GONÇALVES CUTRIM" "autor_nome_curto" => "JESSÉ CUTRIM" "autor_email" => "jessecutrim@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }