O presente trabalho surge em uma abordagem qualitativa, uma vez que se propõe compreender a escolarização indígena em uma perspectiva de preservação de suas manifestações culturais e tradições. Portanto, tece algumas reflexões sucintas sobre a relação entre a escolarização formal obrigatória e a tradição como contribuintes diretos para o fortalecimento da identidade étnico-cultural dos povos indígenas Isú-Kariri sob a aquisição da primeira escola Indígena em tempo integral de ensino fundamental I de Brejo Santo - CE. Nesse contexto desafiador de se construir um ensino de qualidade que valorize as tradições, há a necessidade de instrumentos pedagógicos e práticos para o desenvolvimento de estratégias para o melhor exercício da interculturalidade do seu povo. O aporte teórico que embasa essa pesquisa está alicerçado em Cunha 2022, ademais, também se utiliza da legislação referente aos povos indígenas, justificando o porquê de se propor uma educação que garanta a preservação e valorização das tradições indígenas. Sendo assim, por meio deste trabalho, compreendemos o processo histórico para se garantir uma educação escolar indígena, específica e diferenciada para o povo indígena Isú-Kariri, em que atualmente a educação específica é assegurada por lei, orientada para atender às situações e especificidades concretas da realidade indígena, tendo como finalidades a autonomia, a sustentabilidade, a política, a economia, a gestão territorial e cultural do seu povo.