Este trabalho consiste em um relato de experiência desenvolvido com acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, os quais realizaram atividades relacionadas a um projeto de ensino em uma escola pública localizada na cidade de Uberaba-MG. O projeto de ensino intitulado “Comunicação e relacionamentos: lidando com sentimentos e emoções na escola” foi desenvolvido em 2023 com cinquenta alunos da educação básica que estão cursando do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Com o intuito de proporcionar uma experiência enriquecedora, optou-se por uma metodologia ativa com a intenção de estimular a interação e facilitar um aprendizado significativo entre os participantes. Desta forma foram realizadas seis oficinas voltadas para a educação emocional as quais priorizaram atividades lúdicas tendo como principais ferramentas as brincadeiras, jogos, dinâmicas, teatro e leituras. Com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância de cuidar dos sentimentos e emoções, as atividades enfatizaram a adoção de atitudes e habilidades que poderão impactar positivamente nas relações intrapessoais e interpessoais. Fundamentado no referencial teórico-metodológico da educação emocional este relato apresenta detalhadamente as atividades realizadas bem como o relato dos acadêmicos e alunos da educação básica sobre a experiência vivenciada. Os resultados demonstram que a educação emocional pode ser alcançada por meio de vivências significativas no ambiente escolar contribuindo para o desenvolvimento de estratégias de gerenciamento das emoções tendo em vista a construção de novas formas de convivência e interação social.