Os processos educativos, há tempos não se configuram exclusividade do ambiente escolar, uma vez em que vivemos uma “sociedade pedagógica” (BEILLEROT) com múltiplas interfaces formativas, educativas advindas da pluridiversidade das relações humanas construídas socialmente. Nessa configuração, é necessário refletir-se a formação dos profissionais do Curso de Pedagogia diante dessa diversidade de aprendizados oriundos de variados contextos. O presente artigo busca problematizar, entender e reafirmar o papel da/o pedagoga/o nesses espaços além da escola, buscando investigar o lugar da Pedagogia em ambiente não escolar, no currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal. O interesse pela temática surgiu no sexto semestre letivo, no âmbito do componente curricular Pedagogia em Ambiente Não Escolar, com carga horária de sessenta horas-aulas, em meio a relação teórico-prática acerca da (in)visibilidade durante o curso, do vasto campo de atuação profissional. Nesse viés, traça-se um breve diálogo entre autores como Severo (2015), Souza (2021), Libâneo (2010), Brandão (2006) dentre outros, para melhor compreensão da inter-relação do trabalho pedagógico nos diversos ambientes na sociedade. A metodologia consistiu na abordagem qualitativa e enveredou pela revisão bibliográfica associada a uma análise documental, onde examinamos o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pedagogia da UFPA – Campus Castanhal. Os dados obtidos apontam que o currículo de Pedagogia sinaliza e avança na discussão, com a presença de duas disciplinas no desenho curricular, que estão situados na reta final do curso. As limitações se concentram na necessidade de focar com maior ênfase no decorrer da formação, quanto aos ambientes não escolares que a profissão abarca. Ponderamos no diálogo com a literatura e os dados analisados que os componentes curriculares existentes sejam trabalhados na caminhada formativa da graduação, de forma dialógica e em conexão com o projeto pedagógico do curso, fomentando a grandeza interdisciplinar da pedagogia na formação dos futuros profissionais na área, diante de uma sociedade eminentemente pedagógica, que demanda constantes transformações sociais.