Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“QUANDO A GENTE GOSTA É CLARO QUE A GENTE CUIDA”: O PROJETO PDT E A SUBJETIVADADE NAS RELAÇÕES PROFESSOR-ALUNO.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), é uma política pública implementada pelo governo do estado do Ceará, com o objetivo de promover o desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes. A subjetividade no contexto educacional permite aos envolvidos no processo educativo uma nova percepção das realidades sob os aspectos comportamentais dos indivíduos, promovendo reflexões que potencializam as práticas educativas. Considerando as ações do projeto Professor Diretor de Turma, esse trabalho tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas pelo professor DT, no que concerne as relações subjetivas estabelecidas entre o docente e seus alunos, em sala de aula e fora dela. A fim de atingir o objetivo proposto nessa pesquisa, buscou-se investigar como as relações subjetivas propiciadas pelo projeto podem influenciar no desenvolvimento de competências e habilidades bem como o fortalecimento das relações interpessoais do professor DT. Para isso, foram direcionados ao grupo de professores diretores de turma que atuam em uma escola da rede estadual, um questionário, com o intuito de colher suas impressões acerca do tema proposto. Evidenciou-se que o projeto diretor de turma trabalha na perspectiva da subjetividade nas relações professor-aluno, o que contribui de forma significativa para o aperfeiçoamento das competências do professor DT atuante no projeto. Por ser alinhado a perspectiva da formação para a cidadania, os relatos dos professores indicam que trabalhar a subjetividade dentro do projeto é bastante desafiador em função das diversidades comportamentais dos estudantes. Em síntese, o projeto PDT, contribui para o fortalecimento das relações subjetivas no contexto escolar, sendo significativo para o desenvolvimento de habilidades inerentes ao fazer pedagógico do professor tornando-o sujeito crítico e reflexivo de suas próprias práticas.

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