O presente trabalho visa avaliar a contribuição da monitoria para a formação discente. Apresenta a monitoria como uma ferramenta de autonomia e autoaprendizagem para o monitor e de assessoria individualizada para os monitorados. Os objetivos específicos são relacionar o aprendizado prático com a educação técnica profissionalizante e superior, assinalar os saberes adquiridos pelos discentes através do exercício da monitoria e pontuar os proveitos e desafios dessa atividade sob a percepção do monitor e do discente atendido. Para o desenvolvimento deste trabalho, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com emprego da técnica de questionário semiestruturado, com monitores e discentes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - Campus Afogados da Ingazeira. Os resultados do estudo demonstram o papel da monitoria para a melhoria da qualidade do ensino e os benefícios do exercício desta atividade para a formação integradora do monitor, como aprofundamento teórico e prático, ganho de experiência referente à relações interpessoais e o desenvolvimento e aprimoramento de competências, saberes e habilidades. Destaca-se também a importância da interação entre discentes para esclarecimento de dúvidas e aquisição de conhecimento, por meio de uma linguagem mais próxima e identificação entre monitor e monitorado. Concluindo-se que o programa de monitoria colabora com o êxito e a permanência dos discentes na rede de ensino técnico e superior.