A inclusão escolar dos estudantes com deficiência está presente em debates que emergiram nas últimas décadas, no entanto, embora esse assunto esteja em evidência, faz-se necessário mais discussões, investimentos, políticas públicas educacionais, que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, e que assim, seja garantido o direito de uma educação para todos. Considerando isso, este estudo é oriundo de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desenvolvida no ano de 2023. Assim, o estudo teve como problemática a seguinte questão: como os profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os professores da sala regular atuam frente a inclusão de alunos com deficiência no âmbito escolar?. O objetivo geral deste estudo foi analisar como se configura a atuação do profissional do AEE e do professor da sala regular no processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência. A pesquisa foi desenvolvida com quatro profissionais que atuam com o público dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de duas escolas da rede pública municipal de ensino de Sobral. Esta pesquisa se configura como qualitativa, do tipo descritivo-exploratório, em que utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário. Para o aporte teórico foram utilizadas as contribuições de Mantoan (2003), Bueno (1999), Damázio (2018), Rosseto (2015), entre outros. Assim sendo, a partir da coleta de dados os resultados sinalizaram que a atuação das profissionais de ambas as salas no processo de inclusão desses estudantes, estão relacionadas a alguns movimentos, como o desenvolvimento de atividades com o propósito incluí-los, no AEE busca-se fazer um atendimento que atenda as especificidades e necessidades do público, notou-se também que existem algumas barreiras, como lacunas na formação de professoras, necessidade de se estabelecer mais parcerias e trocas entre os profissionais, mais discussões que façam abordagem acerca da inclusão, entre outros apontamentos