O presente artigo constitui-se em pesquisa realizada com gestores escolares da Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI. Pretendemos com a pesquisa, investigar a formação inicial do gestor escolar, no curso de Pedagogia, e sua articulação com a teoria aprendida na graduação com a sua prática diária na Educação Básica, considerando ser algo necessário para que possamos analisar o currículo do curso de Pedagogia, especificamente na oferta de disciplinas diante das necessidades formativas do gestor. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a formação inicial do gestor escolar, considerando as aprendizagens construídas na prática gestora. E, de forma específica, compreender a natureza do processo de formação inicial do gestor por meio do currículo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí-UESPI; analisar as necessidades formativas dos gestores escolares; relacionar a formação inicial e as aprendizagens construídas na prática gestora. O referencial teórico-metodológico foi com base em: Falcão Filho (1991); Ferreira (2015); Libâneo, Oliveira, Toschi (2018); Libâneo (2006-2014), Luck (2010; 2011); Paro (2021), dentre outros. Dessa forma, empregando a visão como atuais gestoras da Rede Pública Municipal de Teresina-PI, compreendemos a importância das aprendizagens iniciais, básicas, para a concretização de práticas que sejam eficazes, com foco na promoção do ensino-aprendizagem dos alunos. Contudo, é importante ressaltar que não pretendemos apresentar fórmulas prontas e acabadas de modelos de gestão. Na verdade, pretendemos evidenciar a importância da relação teoria e prática, apresentando reflexões teóricas e práticas neste estudo.