Em um mundo cada vez mais rápido e dinâmico a educação é impactada de forma mais acentuada. Nesse contexto de mudanças aceleradas o planejamento estratégico se apresenta como ferramenta que permite a organização estar preparada para os desafios do mundo moderno. O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de monitoramento do planejamento estratégico em uma secretaria municipal de educação. Como referencial teórico foram estudados os temas do planejamento estratégico, planejamento no setor público, planejamento educacional e atuação da secretaria municipal de educação. A metodologia utilizada foi descritiva com abordagem qualitativa e natureza aplicada. A pesquisa teve como procedimento ser documental e metodologia da pesquisa-ação, realizada por meio de uma oficina com os gestores e técnicos envolvidos na elaboração do plano estratégico da secretaria. Como resultados, foi possível verificar que a secretaria de educação analisada conseguiu cumprir cerca de 62% das metas propostas no seu plano estratégico, abrangendo os eixos de aprendizagem, gestão, pessoas, cultura e esporte. Constatou-se que 30% das metas estão em andamento, e apenas 8% não foram iniciadas ou canceladas, visto que quando se trata de organização pública existem os entraves burocráticos e força política maior que os órgãos subordinados precisam se adequar. No caso estudado, a pandemia da COVID 19 também trouxe fortes impactos e readequações necessárias para seu efetivo cumprimento. Assim é urgente um forte alinhamento entre gestores municipais e toda a comunidade educacional para ações que os prepare para os desafios do presente. Os resultados da pesquisa destacam também que para alcançar a qualidade educacional pretendida pelo Plano Nacional de Educação, estados e municípios devem elaborar e aprovar os seus planos decenais de educação com metodologia adequada de implementação, monitoramento e avaliação dos objetivos, metas e estratégias, desta forma, contribuirão para uma educação pública, gratuita e de qualidade.