Quando pensamos em criança, a brincadeira e o jogo são elementos obrigatórios do universo infantil. No entanto, na educação infantil, o jogo, como forma particular de atividade lúdica, nem sempre é compreendido conceitualmente e explorado em todas as suas potencialidades, visando uma formação desenvolvente da criança pequena. Nesse cenário, o jogo acaba rotulado como atividade “não séria”, representado um momento de recreação e pausa – descanso físico e mental – das atividades de sala de aula. Parte dessa problemática, segundo nosso entendimento, está na ausência de uma organização didática do conteúdo jogo para a educação pré-escolar. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi propor uma categorização inicial do jogo para a pré-escola a partir da concepção da cultura corporal, auxiliando o professor – generalista ou especialista – em sua prática de ensino. À luz do materialismo histórico-dialético, realizou-se um estudo de natureza teórico-conceitual que visou fazer uma primeira aproximação da categorização do jogo como conhecimento a ser socializado na pré-escola. Como resultado, a literatura da área mostrou o jogo como um conteúdo ainda pouco explorado na educação infantil e associado, equivocadamente, a brincadeiras de parque ou recreação, seguindo o propósito de desenvolvimento motor e divertir. Nesse contexto, uma categorização inicial do jogo para a pré-escola foi uma demanda própria do estudo, organizando os jogos em categorias, subcategorias, aspectos essenciais e atividades da cultura corporal que se vincula, sendo o jogo, a arte dramática, a ginástica, o esporte, a dança, a luta e a arte circense. Em suma, apesar das limitações desta pesquisa relacionadas à categorização proposta necessitar ser testada e aperfeiçoada no “chão de escola”, esperamos ter encorajado futuras investigações sobre esse tema.