O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DO OBJETO MATEMÁTICO EM ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109789 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1299 "inscrito_id" => 7744 "titulo" => "O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DO OBJETO MATEMÁTICO EM ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A matemática é frequentemente percebida como uma disciplina desafiadora, associada a altos índices de reprovação e evasão escolar. Nesse contexto, compreender e promover o desenvolvimento de habilidades matemáticas desde o início da trajetória escolar é crucial. Realizou-se uma pesquisa diagnóstica para identificar o nível de desenvolvimento das ações do objeto matemático em estudantes do terceiro ano do ensino médio no Colégio Virgílio do Vale da cidade de Ceres - GO. A pesquisa teve a finalidade aplicada, com abordagem mista quantitativa e qualitativa, com objetivo exploratório e procedimentos de pesquisa de campo. O trabalho foi analisado de forma mista, quantitativa e qualitativa. A amostragem foi por conveniência e elaborou-se atividades quanti-qualitativa para levantamento de dados. Um questionário foi aplicado com questões sobre objetos matemáticos como correspondência, comparação, classificação, sequenciação, seriação, inclusão e conservação para avaliar o nível de conhecimento dos alunos em relação a esses conceitos. Os dados coletados por meio de atividades serviram como diagnóstico do desenvolvimento das ações do objeto matemático nos alunos. O principal objetivo foi compreender falhas no desenvolvimento de competências matemáticas essenciais para a formação estudantil, visando identificar áreas de melhoria no ensino. Propostas serão construídas com base nos resultados para melhorar a qualidade do ensino da matemática, concentrando-se no desenvolvimento das competências necessárias para a formação dos alunos. Os estudantes demonstraram maior competência nos objetos matemáticos de classificação e seriação, obtendo nestes quesitos as notas mais elevadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7744_TB1299_06102024104929.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FAUSTO DE MELO FARIA FILHO" "autor_nome_curto" => "FAUSTO" "autor_email" => "fausto.filho@ifgoiano.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109789 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1299 "inscrito_id" => 7744 "titulo" => "O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DO OBJETO MATEMÁTICO EM ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A matemática é frequentemente percebida como uma disciplina desafiadora, associada a altos índices de reprovação e evasão escolar. Nesse contexto, compreender e promover o desenvolvimento de habilidades matemáticas desde o início da trajetória escolar é crucial. Realizou-se uma pesquisa diagnóstica para identificar o nível de desenvolvimento das ações do objeto matemático em estudantes do terceiro ano do ensino médio no Colégio Virgílio do Vale da cidade de Ceres - GO. A pesquisa teve a finalidade aplicada, com abordagem mista quantitativa e qualitativa, com objetivo exploratório e procedimentos de pesquisa de campo. O trabalho foi analisado de forma mista, quantitativa e qualitativa. A amostragem foi por conveniência e elaborou-se atividades quanti-qualitativa para levantamento de dados. Um questionário foi aplicado com questões sobre objetos matemáticos como correspondência, comparação, classificação, sequenciação, seriação, inclusão e conservação para avaliar o nível de conhecimento dos alunos em relação a esses conceitos. Os dados coletados por meio de atividades serviram como diagnóstico do desenvolvimento das ações do objeto matemático nos alunos. O principal objetivo foi compreender falhas no desenvolvimento de competências matemáticas essenciais para a formação estudantil, visando identificar áreas de melhoria no ensino. Propostas serão construídas com base nos resultados para melhorar a qualidade do ensino da matemática, concentrando-se no desenvolvimento das competências necessárias para a formação dos alunos. Os estudantes demonstraram maior competência nos objetos matemáticos de classificação e seriação, obtendo nestes quesitos as notas mais elevadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7744_TB1299_06102024104929.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FAUSTO DE MELO FARIA FILHO" "autor_nome_curto" => "FAUSTO" "autor_email" => "fausto.filho@ifgoiano.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }