Este trabalho discorre sobre os limites e as potencialidades do uso do storytelling (contação de histórias) como estratégia pedagógica para o ensino de Paleontologia, utilizando os Dinossauros Brasileiros como atrativo. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e de natureza interventiva. Esta pesquisa foi realizada em um colégio de bairro periférico, de uma cidade do interior do estado da Bahia, com 15 alunos/as do 6º ano ao 9º do Ensino Fundamental II, da modalidade EPEJAI, por meio da aplicação de uma Metodologia ativa, denominada de storytelling, durante a ministração das oficinas, por meio da disciplina de Paleontologia e Educação. Para a obtenção dos dados foi utilizada a técnica de observação participante, juntamente com instrumentos de coleta como nuvens de palavras e a produção de uma história. Como resultado, a pesquisa aponta que a metodologia em questão pode ser limitada por fatores como o tempo de aula da oficina, interesse dos alunos (prejudicados pelo cansaço), entretanto, possibilita a contextualização do conteúdo, o incentivo à participação, a potencialização da dinâmica em sala de aula e a facilitação da aprendizagem, contribuindo para uma formação crítico reflexiva.