Este trabalho apresenta a segunda etapa da coleta de dados de um projeto de Pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC) intitulado “Um estudo de caso múltiplo sobre qualidade de ensino e evasão em cursos presenciais de computação em cinco universidades públicas nordestinas”, realizado no curso de Ciência da Computação do Campus VII da UEPB. Dessa forma, o objetivo é evidenciar fatores que motivaram a evasão de estudantes registrados no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) como evadidos, a partir da perspectiva do grupo investigado. Como referencial metodológico, este estudo de caso, de natureza primária, de abordagem quantitativa e de cunho descritivo, baseou-se nas proposições de Gil (2017), Yin (2010) e Wazlawick (2021). Quanto à fundamentação teórica relativa ao tema trabalhado, apoiou-se em conceitos relativos à taxa de evasão no ensino superior (Gonçalves; Silva; Cortes, 2018; Comissão Especial, 1996), bem como norteou-se pelas reflexões de Schmitt (2018), Neves et al (2019), e Elbert, Silva e Souza (2022), que exploram motivos agravantes da evasão. Para a coleta de dados, enviou-se um formulário online para os 113 estudantes evadidos apontados no sistema mencionado, que ingressaram no período de 2020 a 2023. O formulário continha majoritariamente questões de múltipla escolha, com o intuito de identificar e compreender seus motivos e dificuldades de permanência no curso. Os resultados apontaram fatores financeiros, pedagógicos e psicológicos como principais motivadores da evasão. Espera-se a partir desses resultados que seja possível a instituição minimizar tais fatores e reduzir índices locais, contribuindo para a permanência com qualidade no ensino superior público.