UM ESTUDO DE CASO SOB A PERSPECTIVA DE ESTUDANTES EVADIDOS DE UM CURSO DE COMPUTAÇÃO NA UEPB
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Dessa forma, o objetivo é evidenciar fatores que motivaram a evasão de estudantes registrados no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) como evadidos, a partir da perspectiva do grupo investigado. Como referencial metodológico, este estudo de caso, de natureza primária, de abordagem quantitativa e de cunho descritivo, baseou-se nas proposições de Gil (2017), Yin (2010) e Wazlawick (2021). Quanto à fundamentação teórica relativa ao tema trabalhado, apoiou-se em conceitos relativos à taxa de evasão no ensino superior (Gonçalves; Silva; Cortes, 2018; Comissão Especial, 1996), bem como norteou-se pelas reflexões de Schmitt (2018), Neves et al (2019), e Elbert, Silva e Souza (2022), que exploram motivos agravantes da evasão. Para a coleta de dados, enviou-se um formulário online para os 113 estudantes evadidos apontados no sistema mencionado, que ingressaram no período de 2020 a 2023. 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