RESUMO Este trabalho tem como objetivo analisar as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) para o ensino da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A BNCC é um documento oficial de caráter normativo em nível nacional, que tem como objetivo tornar o ensino e aprendizagem na educação básica no contexto curricular comum a todos. Para desenvolver este trabalho investigamos o ensino da escrita através da alfabetização orientada pela BNCC. O trabalho se norteia pela metodologia qualitativa destacando as orientações da análise documental. Foi necessário analisar os dados de forma processual, interpretativa e dinâmica. Dessa forma, o trabalho está fundamentado nos pressupostos teóricos dos estudos de: Koch & Elias (2010); Geraldi (2002); Pereira & Calsa (2007); Braggio (2002); Lerner (2002); entre outros. Para analisar o aprendizado da escrita através da alfabetização utilizamos como fonte principal a BNCC que reconhece a especificidade da alfabetização e propõe mesclar duas linhas de ensino: a primeira indica para a centralidade do texto e para o trabalho com as práticas sociais de leitura e escrita, a segunda soma a isso o planejamento de atividades que permitam aos alunos refletirem sobre o sistema de escrita alfabética. O documento selecionado como fonte de dados confirma que a alfabetização deve ocorrer entre o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Assim, durante a análise identificamos uma questão importante sobre a alfabetização, pois o documento orienta que esse processo ocorre a partir da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Para que essa transição ocorra, é necessário um olhar específico do docente identificando os saberes adquiridos pela criança na etapa anterior.