A Matemática é uma disciplina presente desde a antiguidade, permeando diversas atividades do cotidiano humano. Contudo, muitos estudantes enfrentam dificuldades em compreender seus conceitos, o que pode gerar aversão à disciplina. Diante desse cenário, educadores têm explorado a História da Matemática como uma metodologia eficaz para estimular o interesse dos alunos e facilitar a aprendizagem. Dessa forma, o presente artigo propõe uma reflexão sobre a utilização da História da Matemática como instrumento de ensino nas aulas de Matemática. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, são apresentadas as concepções de diversos autores sobre a importância da História da Matemática no processo de ensino e aprendizagem. Destaca-se a relevância de contextualizar os conceitos matemáticos em seu desenvolvimento histórico para tornar o conteúdo mais significativo e acessível aos alunos. A metodologia proposta visa estimular o interesse dos estudantes pela disciplina, tornando as aulas mais dinâmicas e menos tradicionais. Os resultados indicam que o uso da História da Matemática pode promover uma maior conexão entre a teoria e a prática, facilitando a compreensão dos conteúdos e contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Conclui-se que a abordagem histórica da Matemática pode proporcionar um ambiente de aprendizagem mais estimulante e propício ao desenvolvimento integral dos estudantes.