Este estudo tem como objetivo refletir sobre os instrumentos de avaliação aplicados pelo professor de matemática em turmas do primeiro ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal da Bahia. Destaca-se que alguns autores da área da Educação discorrem sobre a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, a seleção dos instrumentos e a clareza dos objetivos da avaliação. Trata-se de um estudo qualitativo com relatos de experiência dos participantes da pesquisa. O estudo ocorreu com alunos de três turmas do primeiro ano do Ensino Médio. Os instrumentos da pesquisa foram um questionário e uma roda de conversa com o intuito de coletar informações quanto ao tipo de avaliação aplicado na disciplina de matemática que apontam ser mais adequado para avaliar a aprendizagem. Com a coleta de dados, pode-se constatar que a maioria dos alunos indicou a prova como um instrumento de avaliação que não representa a aprendizagem dos conteúdos, pois traz ansiedade ao longo de sua aplicação. No entanto, destacaram a participação na resolução de atividades em grupo, a realização de jogos matemáticos e a socialização de respostas no quadro como os instrumentos mais confortáveis que avaliam a aprendizagem. Essas constatações evidenciam que os instrumentos de avaliação devem contribuir com o processo de aprendizagem.