Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada durante a implementação de um projeto de intervenção, desenvolvido no âmbito da disciplina de “Projeto Social”, do Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Crateús, que buscou ampliar a compreensão dos estudantes do oitavo ano do ensino fundamental sobre as relações étnico-raciais, com ênfase nos povos originários da América Latina, especialmente do Brasil e da região nordeste. O trabalho surgiu da necessidade de preencher uma lacuna na abordagem desses temas nas escolas, destacando a importância de uma educação mais inclusiva e equitativa. A proposta pedagógica adotou uma abordagem interdisciplinar, incorporando aspectos geográficos, históricos e culturais, e a utilização de atividades práticas, como a criação de um mural com arte indígena produzida pelos alunos, além de abordar questões contemporâneas como a luta dos povos originários por seus direitos territoriais. O referencial teórico-metodológico fundamentou-se em trabalhos que versavam abordagens multidisciplinares da geografia, história e educação, utilizando-se da legislação nacional relacionada à educação étnico-racial e em revisões bibliográficas das obras de autores como Casanova (2007), Gaudio (2019), Gomes (2012), Lima (2020), entre outros. Os principais resultados alcançados, a partir do feedback, incluem uma maior conscientização e sensibilidade dos estudantes em relação às questões étnico-raciais, o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas, a promoção de um ambiente escolar mais inclusivo e respeitoso, e o estímulo ao interesse dos alunos pela história e cultura dos povos indígenas.