EXPLORANDO A QUÍMICA ATRAVÉS DE HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA SOBRE A RELAÇÃO COM A ALQUIMIA DE NICOLAU FLAMEL.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110872 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2808 "inscrito_id" => 8620 "titulo" => "EXPLORANDO A QUÍMICA ATRAVÉS DE HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA SOBRE A RELAÇÃO COM A ALQUIMIA DE NICOLAU FLAMEL." "resumo" => "Esse trabalho foi desenvolvido no ambiente escolar, por dois bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), dentro do subprojeto de Química em Massapê–CE. No dia 16 de agosto de 2023, durante o turno da tarde, eles conduziram uma aula utilizando uma abordagem criativa: a integração da eletiva de Química do cotidiano com a popular saga de Harry Potter, escrita por J.K. Rowling e adaptada para o cinema por Chris Columbus. O objetivo principal era simplificar a discussão de conceitos de Química, explorando a relação entre o conteúdo da alquimia e o primeiro livro/filme da série, "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Através da análise das poções, feitiços e da busca pelo elixir da vida presentes na obra, os alunos foram levados a entender como a Química está presente no cotidiano de forma mais tangível. A figura de Nicolau Flamel, tanto na ficção quanto na história real, foi destacada. No filme, ele é conhecido por descobrir a Pedra Filosofal, enquanto na realidade, ele é famoso por suas pesquisas alquímicas em busca da mesma substância. Isso proporcionou uma conexão interessante entre o conteúdo acadêmico e a cultura pop. Ao desmistificar a alquimia e mostrar sua evolução para a Química como ciência, os alunos puderam perceber como os conhecimentos antigos ainda têm relevância atualmente. Eles relataram uma mudança positiva em sua percepção da disciplina, reconhecendo sua importância e aplicabilidade em diversos contextos. Essa abordagem, utilizando o filme como ferramenta didática, ajudou os estudantes a entenderem que a Química não está restrita aos livros didáticos, mas é uma parte essencial do mundo ao seu redor, proporcionando uma visão mais ampla e significativa do assunto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8620_TB2808_20102024175044.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAGYLLA MARIA GOMES DA SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "DAGYLLA" "autor_email" => "dagyllagomesandre@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110872 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2808 "inscrito_id" => 8620 "titulo" => "EXPLORANDO A QUÍMICA ATRAVÉS DE HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA SOBRE A RELAÇÃO COM A ALQUIMIA DE NICOLAU FLAMEL." "resumo" => "Esse trabalho foi desenvolvido no ambiente escolar, por dois bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), dentro do subprojeto de Química em Massapê–CE. No dia 16 de agosto de 2023, durante o turno da tarde, eles conduziram uma aula utilizando uma abordagem criativa: a integração da eletiva de Química do cotidiano com a popular saga de Harry Potter, escrita por J.K. Rowling e adaptada para o cinema por Chris Columbus. O objetivo principal era simplificar a discussão de conceitos de Química, explorando a relação entre o conteúdo da alquimia e o primeiro livro/filme da série, "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Através da análise das poções, feitiços e da busca pelo elixir da vida presentes na obra, os alunos foram levados a entender como a Química está presente no cotidiano de forma mais tangível. A figura de Nicolau Flamel, tanto na ficção quanto na história real, foi destacada. No filme, ele é conhecido por descobrir a Pedra Filosofal, enquanto na realidade, ele é famoso por suas pesquisas alquímicas em busca da mesma substância. Isso proporcionou uma conexão interessante entre o conteúdo acadêmico e a cultura pop. Ao desmistificar a alquimia e mostrar sua evolução para a Química como ciência, os alunos puderam perceber como os conhecimentos antigos ainda têm relevância atualmente. Eles relataram uma mudança positiva em sua percepção da disciplina, reconhecendo sua importância e aplicabilidade em diversos contextos. Essa abordagem, utilizando o filme como ferramenta didática, ajudou os estudantes a entenderem que a Química não está restrita aos livros didáticos, mas é uma parte essencial do mundo ao seu redor, proporcionando uma visão mais ampla e significativa do assunto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8620_TB2808_20102024175044.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAGYLLA MARIA GOMES DA SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "DAGYLLA" "autor_email" => "dagyllagomesandre@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }