No cenário contemporâneo, o advento tecnológico transformou significativamente a dinâmica das comunicações e o acesso a instrumentos tecnológicos na sociedade. Esse acesso estende-se também ao ambiente escolar, especialmente o uso de celulares pelos estudantes. E o presente trabalho, que é resultado de um projeto integrador construído no IFRN/Campus Avançado Parelhas, envolvendo as áreas de Filosofia e Informática, dedica-se à reflexão acerca das consequências da utilização dos celulares pelos discentes em salas de aula, buscando compreender em que ponto o uso dos aparelhos celulares em sala podem configurar-se como uma ferramenta facilitadora ou como obstáculo ao processo educativo. O estudo irá destacar alguns dos problemas e dificuldades que podem surgir devido ao uso indiscriminado dos celulares pelos discentes durantes as aulas, mas também apresentar estratégias e práticas que permitam a incorporação benéfica dos aparelhos celulares no contexto escolar. Para auxiliar nas reflexões sobre os impactos negativos do uso indevido do celular em sala de aula e também sobre estratégias que aproveitam esse equipamento como recurso didático, dar-se-á a realização de entrevistas, coletadas via formulário online, com docentes do IFRN/Campus Avançado Parelhas, visando levantar percepções e relatos de experiências acerca do uso do celular em ações de ensino-aprendizagem. E para fundamentar as discussões das respostas e na reflexão dos benefícios e danos proporcionados pelo uso desse equipamento, a pesquisa contará com a revisão bibliográfica de obras como O Paradigma do Uso de Dispositivos Móveis em Ambiente Educacional: uma análise exaustiva das dinâmicas e desafios do celular em sala de aula, de Mart Person; Tecnologias Integradas à Prática Pedagógica: o uso do celular na sala de aula, de autoria de Clarice Moreira Menezes, dentre outras obras.