O ensino de língua inglesa durante muito tempo ocupou lugar de descredito nos currículos escolares e as aulas eram voltadas para o método gramática-tradução apoiados em textos escolares. No entanto, a partir de uma abordagem funcionalista e que prioriza os multiletramentos e a multimodalidade, ao ensino, inseriu-se novos modos de significação e ampliou-se a visão de língua como estrutura para uso da língua em práticas sociais. Aprende-se uma língua seja ela materna ou estrangeira para desenvolver funções sociais. Nesse sentido, propõe-se que as aulas sejam voltadas para discussão de temas relevantes que conduzam os alunos à direção dos multiletramentos a fim de desenvolver outras habilidades, não somente a linguística. Diante disso, este projeto objetivou de modo geral: refletir e conscientizar sobre os desafios da moda sustentável ancorado nos temas contemporâneos transversais voltados para educação ambiental e educação para o consumo por meio de textos e atividades sociais realizadas em língua inglesa. Especificamente, visou: (1) investigar e discutir temas referentes ao consumo sustentável; (2) ler postagens e campanhas veiculadas em redes sociais e reconhecer suas características; (3) produzir um post de conscientização sobre moda sustentável com base nos temas discutidos; (4) promover um desfile e bazar de troca com itens doados pelos alunos. O projeto foi desenvolvido com os alunos dos primeiros anos de automação e eletrotécnica matriculados no ano letivo de 2023 no IFMG-Campus Avançado de Ipatinga. Foi possível perceber os envolvimentos dos discentes com as atividades, e a maior integração entre os alunos da sala e dos cursos. Destaca-se ainda, a promoção de consciência crítica, no sentido de ressignificar práticas de consumo e preservação do meio ambiente a partir da moda sustentável.