Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O GRUPO ESCOLAR 30 DE SETEMBRO EM MOSSORÓ-RN: UMA ANÁLISE SOBRE O COTIDIANO E A CULTURA ESCOLAR.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho traz uma análise sobre o cotidiano e a cultura escolar no Grupo Escolar 30 de Setembro em Mossoró-RN. O presente estudo é um recorte de uma pesquisa concluída de dissertação de mestrado vinculada à linha Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação- POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, que estudou o Cotidiano do Grupo Escolar 30 de Setembro em Mossoró-RN (1950-1965), a fim de compreender como foram postas em prática as proposições difundidas para o ensino primário. Para dar suporte teórico, estivemos ancorados em Pollak (1992), Júlia (2001) e Certeau (1998), permitindo-nos perceber como o cotidiano da escola pública brasileira foi se construindo e modificando-se ao longo da história. Recorremos também a documentos públicos e privados, como legislações, decretos, regimentos e obras memorialísticas. Em nosso estudo, ficou evidente a relação entre família, criança e escola e como esse ambiente está correlacionado na formação do cidadão, revelando a representação de sentidos conferidos pela família à escola, na qual essa instituição é mencionada como espaço educativo rígido, disciplinador e ao mesmo tempo, espaço social de prestígios, que propiciava momentos lúdicos e prazerosos. Pudemos constatar que as mudanças estabelecidas a partir das novas legislações propiciaram determinadas inovações na divisão do trabalho docente, na racionalização do trabalho, se configurando em uma nova ordem escolar, no entanto, percebemos que não há como se ter uma uniformidade, pois cada cotidiano escolar é construído e transformado pelas apropriações e ações dos sujeitos partícipes do processo. Assim, estudar o cotidiano e a cultura escolar do Grupo Escolar 30 de Setembro, nos ajudou a entender e conhecer singularidades presentes no espaço escolar, possibilitando reflexões sobre a escola pública brasileira, contribuindo para explicitar as memórias escolares e refletirmos sobre o que ainda repercute no cotidiano vivo da escola a partir da sua cultura escolar.

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