Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: AÇÕES E PROJETOS DESENVOLVIDOS NO IFPB-CAMPUS JOÃO PESSOA, A PARTIR DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDIGÍNAS 2021-2023

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fortalecer o protagonismo do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), do Instituto Federal da Paraíba-Campus João Pessoa (IFPB-JP), fundamentado nas premissas das Leis n° 11.645/08 e n° 10.639/03, para a promoção das histórias e culturas afro-brasileira e indígena, no âmbito da educação brasileira que, ao desenvolver atividades alusivas à história e memória dos grupos referenciados, possibilita, por exemplo, a aproximação ao fazer artístico e aos saberes tradicionais desses grupos, acreditando no poder de transformação social das ações desenvolvidas, apresentando uma síntese das ações desenvolvidas pelo NEABI, em projetos de extensão realizadas nos anos de 2021, 2022 e 2023. O desenvolvimento dessas atividades se implementaram a partir de editais de extensão concedidos pelo IFPB-JP, ofertando vivências, oficinas, palestras, minicursos e letramento racial, por meio dos quais se proporcionou um enriquecimento no repertório sociocultural das comunidades discente, docente e técnico administrativa do referido Instituto e da sociedade civil, ressaltando que o Núcleo é formado, também, com atuação de agentes da comunidade externa, a saber, representantes de quilombo afro-brasileiro e aldeia indígena, localizados na região metropolitana da capital. Enfatiza-se que a incorporação de atividades artísticas e culturais de caráter não-formal é uma ferramenta necessária na construção de estratégias de sensibilização dos sujeitos da educação, visto que a escola concorre hoje, na condição de produtora de significados, com uma rica e bem estruturada teia de mecanismos culturais que ocupam cada vez mais espaços na formação dos educandos. Entende-se, portanto, que uma proposta de efetiva formação integral deve prever uma articulação do trabalho da escola à dimensão pedagógica de outras instâncias culturais, refletindo criticamente sobre os processos produtivos simbólicos, através dos quais os significados podem ser aprendidos, aceitos, contestados, ampliados ou descartados.

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